Desafio 4 - Criando cores com Led RGB + Strobo

Desafio 4 - Projeto 25

Criando cores com LED RGB usando 1 potenciômetro + strobo

Com base no projeto 25, resolva os seguintes desafios:

a) Faça a conversão dos valores R, G, B da cor resultando no Led RGB para o código HTML. Acrescente estes valores no Monitor Serial (tela do computador):

b) Crie um "strobo" controlado por um potenciômetro. Para isso, acrescente um botão (push buttom) que quando acionado dispara um sistema de luz intermitente ("strobo"). Utilize o potenciômetro do projeto para aumentar ou diminuir a frequência que o Led RGB (à direita) irá piscar.

Depois de finalizado o desafio, utilize o "strobo" para as cores: R=255 G=218 B=185  /  R=105 G=105 B=105 / R=0 G=245 B=255 / R=255 G=225 B=255, onde R=vermelho, G=verde e B=azul.

Dicas e orientações

1) - Conversão RGB para código HTML

A cor que é vista no monitor do computador é formada pela mistura das cores vermelho, verde e azul (RGB) com diferentes graus de intensidade. A linguagem HTML possibilita misturar até 256 níveis de intensidade de cada uma destas cores.

código da cor em HTML = " # R R G G B B "

O código da cor em HTML é composto pelo símbolo "#" seguido da intensidade (entre 0 e 255) de cada uma das cores do sistema RGB. A intensidade da cor não é representada na base decimal, mas sim, na base hexadecimal (o que resulta num número de 2 dígitos). Leia Conversão sistema RGB para código HTML.

Base Hexadecimal

O nosso sistema de numeração é o decimal; existem 10 símbolos de número: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Na base hexadecimal, existem 16 símbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Desta forma, o dígito "A" vale 10, o dígito "B" vale 11, ... e o dígito "F" vale 15. Para converter um número inteiro da base decimal para a base hexadecimal, siga o seguinte algoritmo:

  • Divida o número sucessivamente por 16.
  • A representação deste número na base hexadecimal será composta pelos restos da divisão, na ordem inversa, onde cada resto é representado pelo respectivo dígito na base hexadecimal.

Veja os exemplos abaixo:

2) - "Strobo"

O Strobo é um dispositivo que possui uma lâmpada ou um led que emite uma luz que fica piscando intermitentemente produzindo um efeito de câmera lenta ou efeito flash, dependendo da frequência que esta luz pisca.

O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando

Comentários

×

Infomações do site / SEO








×

Adicionar Marcadores