Projeto 04 - Push Button como interruptor - liga / desliga led

Básico - Projeto 04

Botão (push button) com duas funções: liga e desliga

Objetivo

Criar um circuito para atribuir duas funções em um único botão (push button). Neste circuito o botão servirá como um interruptor para ligar e desligar um componente eletrônico. No nosso exemplo vamos ligar e desligar um led utilizando o push button como interruptor.

Observação: Os botões de pressão (push button) apenas mudam seu estado enquanto estamos pressionando, voltando ao seu estado original quando o botão é liberado. Neste projeto, teremos uma rotina para atribuir a um só botão duas funções de ligar e desligar um componente eletrônico qualquer.

ATENÇÃO: O projeto 04a - Push Button como interruptor - padrão para resistor pull-up e pull-down apresenta programa (sketch) padronizado e mais adequado para ser utilizado em botões com resistores pull-down ou pull-up. Para saber mais sobre o uso de botões (push buttons), leia também a nossa dica de software - Como usar push button com Arduino (programação).

Aplicação

Para fins didáticos e projetos gerais.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos 1

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1  
Resistor

Resistor

2

1 Resistor 150Ω (led laranja)

1 Resistor 10KΩ (push button)
 
Se precisar usar outros valores, calcule o resistor apropriado para o led utilizado - Calcular Resistor ou utilize a tabela padrão Tabela de resistores para leds

Led 5mm LED 5mm 1

1 LED alto brilho ou difuso (qualquer cor)

Você poderá utilizar também LEDs de 3 mm na cor que desejar.

Push Button Push button 6X6X5mm  1  
Arduino UNO R3 Arduino UNO 1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.

Atenção

1. Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

1.1. Portanto, faça a conexão do Arduino no terminal positivo (anodo) e o GND no terminal negativo (catodo) do led.

1.2. Para evitar danos ao led é necessário a inclusão de um resistor no circuito. Como o resistor é um limitador da corrente elétrica do circuito, ele poderá estar conectado no anodo (terminal maior) ou no catodo (terminal menor) do led, tanto faz.

2. Determinamos o valor do resistor através da tabela prática: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm. Entretanto, o mais correto é sempre verificar o datasheet do fabricante do LED para você ter os exatos valores de tensão e corrente do mesmo - leia Como calcular o resistor adequado para o led e Leds ligados em série e em paralelo.

Obs.: Resistores iguais ou superiores a 250 Ω poderão ser utilizados em LEDs de todas as cores para um circuito com tensão igual ou inferior a 5V.

Valores utilizados para nossos projetos: LEDs difusos ou de alto brilho: Vermelho, Laranja e Amarelo: 150 Ω | Led Verde e Azul: 100 Ω

3. Monte o botão (push button) com resistor pull-down (resistor conectado no GND). Desta forma, quando o botão estiver pressionado, o Arduino retornará "HIGH" ou "1". Leia mais em Resistores Pull-down e pull-up e Como usar push button com Arduino (programação)

 Obs.: Os resistores pull-up e pull-down garantem um nível lógico estável quando por exemplo uma tecla não está pressionada. Geralmente utiliza-se um resistor de 10KΩ para esse propósito. A seguir é exibida a ligação desses resistores no circuito para leitura de tecla do botão:

Entradas-e-Saídas-digitais-Arduino-pull-up-pull-down

4) A montagem abaixo foi realizada em um protoboard com linhas de alimentação não contínuas, onde acrescentamos jampers para a ligação. Verifique se o seu protoboard possui linhas de alimentação contínuas ou separadas - saiba mais em protoboard

Código do projeto (Sketch)

Faça o dowload e abra o arquivo projeto04.ino no IDE do Arduino: DOWNLOAD - projeto04.ino

Ou se preferir, copie e cole o código abaixo no IDE do Arduino:

/*******************************************************************************
*
*    Projeto 04 – Push button com funão liga / desliga
*                   http://squids.com.br/arduino
*
*******************************************************************************/

// set pinos
const int buttonPin = 8; // número do pino pushbutton
const int ledPin = 3; // número do pino LED
 
// set variables
int estado = 0; // variável para leitura do pushbutton
int guarda_estado = LOW; // variável para armazenar valores do pushbutton
 
void setup() {
// define o pino do Led como saída do Arduino
pinMode(ledPin, OUTPUT);
// define pino do pushbutton como entrada do Arduino:
pinMode(buttonPin, INPUT);
}
 
void loop(){
// le o estado pushbutton: ligado (HIGH) ou desligado (LOW)
estado = digitalRead(buttonPin);
 
// verifica se o botão (pushbutton) está pressionado
if (estado == HIGH) {
// inverte valor da variável variable_buttonEstado
guarda_estado = !guarda_estado;
//esperera o tempo de 500ms para evitar que haja várias vezes alterações
delay(500);
}
 
if (guarda_estado == HIGH) {
// liga o led
digitalWrite(ledPin, HIGH);
}
else {
// desliga o led
digitalWrite(ledPin, LOW);
}
} 

Depois, faça a verificação e o upload para o Arduino.

Vídeo

  

Como o projeto deve funcionar

1. Quando você rodar o programa, o led ficará apagado.

2. Ao pressionar e soltar o botão o led se acenderá. 

3. Ao pressionar e soltar novamente o botão o led se apagará, invertendo-se assim o seu estado.

Explicando o Código do Projeto

1. Primeiro declaramos as constantes e as variáveis do projeto.

1.1. Observe que utilizamos a variável tipo "int". Veja na tabela abaixo as diferenças nos tipos de constantes e variáveis:

Tipo Valores Válidos para Variáveis e Constantes
char letras e símbolos: 'a', 'b', 'H', '^', '*','1','0'
int de -32767 até 32767 (apenas números inteiros)
float de -3.4 x 1038 até +3.4 x 10+38com até 6 dígitos de precisão (2 casas depois da vírgula)
double de -1.7 x 10308 até +1.7 x 10+308com até 10 dígitos de precisão

1.2. A constante buttonPin se refere ao push button que deverá estar conectado à porta digital 8 do microcontrolador Arduino.

1.3. A constante ledPin se refere ao Led que deverá estar conectado à porta digital 3 Arduino.

1.4. Declaramos as variáveis estado igual a 0 (zero) e guarda_estado igual a LOW.

2. Através da strutura void setup(), definimos:

2.1. Define ledPin como saída do controlador Arduino (OUTPUT) conectado ao pino 3.

2.1. Define buttonPin como entrada do controlador Arduino (INPUT) conectado ao pino 8.

3. Através da estrutura void loop(), obtemos:

3.1. Primeiro fazemos a leitura do botão através função digitalRead(buttonPin), determinando se está pressionado (HIGH ou 1) ou se está liberado (LOW ou zero), armazenando esta informação na variável estado.

3.2. Se o botão estiver pressionado, através do comando if (estado==HIGH), determinamos que:

3..2.1. Através do operador lógico NOT (guarda_estado = !guarda-estado) o valor da variável guarda_estado será invertido. Desta forma, se a variável guarda_estado estava definida como LOW passará a ser HIGH e vice e versa. Para saber mais sobre operadores lógicos leia - Referência Arduino.

3.2.2. Através da função delay(500) definimos um tempo de espera para haja um tempo mínimo de permanência pressionando o botão. Desta forma você evitará que o led fique piscando repetidamente. Quanto maior o tempo do delay, mais tempo você poderá ficar pressionando o botão. Não é aconselhável deixar valores menores que 500ms.

Observação: Se você não quiser que haja repetições após o tempo de 500ms, substitua a linha de comando delay(500); por:

while (digitalRead(buttonPin) == HIGH) {};
delay(50);

Desta forma, o programa irá esperar você soltar o botão para que acenda ou apague o led.

3.3. Através da função condicional if verificamos se a variável guarda_estado é igual a HIGH:

3.3.1. Se sim, o led será aceso através da função digitalWrite(ledPin, High).

3.3.2. Se não, o led será ou permanecerá apagado de acordo com a função digitalWrite(ledPin, LOW).

Desafios

Com base neste projeto, resolva o seguinte desafio: Desafio 11

O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando

Comentários

×

Infomações do site / SEO








×

Adicionar Marcadores