Jogo "Walking Man" em display LCD - Arduino jogo #06

Jogo 6 : Walking Man - jogo em LCD

Objetivo

Neste projeto vamos criar um mini jogo bem bacana feito em um display de LCD. O jogo consiste em controlar um "homenzinho", fazendo com que ele pule obstáculos para alcançar a maior distância possível. Você pode jogar sozinho ou convidar seus amigos para disputarem quem consegue a maior distância.

Obs.: O projeto do jogo foi baseado no link De AnniBot e adaptado pelo Squids Arduino.

Aplicação

Para fins didáticos e diversão.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 400 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1    
Push Button Push button 6X6X5mm 1    
Capacitor Cerâmico 

Capacitor Cerâmico 2nF a 10nF 

(opcional)

1  3 Pçs 2.2nf X 2kv Capacitor 222 2200 105°c 2kv Capacitores - R$ 21 ...

Utilize o capacitor apenas se tiver problemas com o acionamento do botão (pushbutton)

O capacitor poderá ser utilizado para estabilizar a função do botão (push button) no caso

Display LCD Display LCD 16X2 1  

LCD que utilize o controlador HD44780 (veja na descrição ou datasheet do componente)

O display poderá ser de qualquer cor (fundo verde, azul ou vermelho)

Módulo I2C para display LCD 

Módulo I2C com CI PCF8574 

(opcional)

 1 Módulo I2C display LCD Arduino   

O módulo I2C poderá vir separado ou já soldado no display LCD

(datasheet)

Se você não possui um módulo I2C para display LCD, poderá adaptar o projeto para o display LCD sem o adaptador I2C.

Arduino UNO Arduino UNO 1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da fonte de energia enquanto você monta o circuito.


Atenção

1. Monte o botão (push button) sem o resistor, pois através da programação vamos habilitar o resistor pull-up interno do arduino. Desta forma, quando o botão estiver pressionado, o Arduino retornará "LOW" ou "0". Veja o tutorial: Como usar push button com Arduino (programação).

 

2. Como vamos configurar uma interrupção externa neste projeto, é possível que precisaremos utilizar um capacitor cerâmico para evitar o efeito "bouncing" no push button.

2.1. Experimentalmente, na nossa montagem deste mini jogo, não foi necessária a utilização do capacitor cerâmico, pois o botão (push button) respondeu satisfatoriamente sempre quando foi acionado.

2.2. Entretanto, como a interrupção externa gera uma ação muito rápida, as vezes, somente o delay utilizado no software poderá não ser suficiente para evitar as oscilações geradas pelo efeito "bouncing". Portanto, se perceber algum atraso na resposta do push button quando acionado, é recomendável utilizar um capacitor cerâmico de 2,0nF a 10nF na montagem do botão.  Veja abaixo como conectar o capacitor cerâmico.