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Jogo "Walking Man" em display LCD - Arduino jogo #06
Jogo "Walking Man" em display LCD - Arduino jogo #06
Angelo Luis Ferreira | 15/03/2023
Acessos: 4.182
Jogo 6 : Walking Man - jogo em LCD
Objetivo
Neste projeto vamos criar um mini jogo bem bacana feito em um display de LCD. O jogo consiste em controlar um "homenzinho", fazendo com que ele pule obstáculos para alcançar a maior distância possível. Você pode jogar sozinho ou convidar seus amigos para disputarem quem consegue a maior distância.
Obs.: O projeto do jogo foi baseado no link De AnniBot e adaptado pelo Squids Arduino.
Aplicação
Para fins didáticos e diversão.
Componentes necessários
Referência
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Componente
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Quantidade
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Imagem
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Observação
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Protoboard |
Protoboard 830 pontos |
1 |
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No mínimo utilizar protoboard com 400 pontos
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Jumpers |
Kit cabos ligação macho / macho |
1 |
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Push Button |
Push button 6X6X5mm |
1 |
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Capacitor Cerâmico |
Capacitor Cerâmico 2nF a 10nF
(opcional)
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1 |
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Utilize o capacitor apenas se tiver problemas com o acionamento do botão (pushbutton)
O capacitor poderá ser utilizado para estabilizar a função do botão (push button) no caso
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Display LCD |
Display LCD 16X2 |
1 |
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LCD que utilize o controlador HD44780 (veja na descrição ou datasheet do componente)
O display poderá ser de qualquer cor (fundo verde, azul ou vermelho)
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Módulo I2C para display LCD |
Módulo I2C com CI PCF8574
(opcional)
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1 |
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O módulo I2C poderá vir separado ou já soldado no display LCD
(datasheet)
Se você não possui um módulo I2C para display LCD, poderá adaptar o projeto para o display LCD sem o adaptador I2C.
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Arduino UNO |
Arduino UNO |
1 |
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Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar
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Montagem do Circuito
Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da fonte de energia enquanto você monta o circuito.
Atenção
1. Monte o botão (push button) sem o resistor, pois através da programação vamos habilitar o resistor pull-up interno do arduino. Desta forma, quando o botão estiver pressionado, o Arduino retornará "LOW" ou "0". Veja o tutorial: Como usar push button com Arduino (programação).
2. Como vamos configurar uma interrupção externa neste projeto, é possível que precisaremos utilizar um capacitor cerâmico para evitar o efeito "bouncing" no push button.
2.1. Experimentalmente, na nossa montagem deste mini jogo, não foi necessária a utilização do capacitor cerâmico, pois o botão (push button) respondeu satisfatoriamente sempre quando foi acionado.
2.2. Entretanto, como a interrupção externa gera uma ação muito rápida, as vezes, somente o delay utilizado no software poderá não ser suficiente para evitar as oscilações geradas pelo efeito "bouncing". Portanto, se perceber algum atraso na resposta do push button quando acionado, é recomendável utilizar um capacitor cerâmico de 2,0nF a 10nF na montagem do botão. Veja abaixo como conectar o capacitor cerâmico.