CB11 - Leds piscam alternadamente com ajuste de frequência (multivibrador astável com CI555)

CB11 : Leds piscam alternadamente com CI 555 sem Arduino

Objetivo

Criar um circuito para fazer com que dois leds pisquem alternadamente em uma frequência determinada pelo CI555. Para este projeto, utilizaremos o CI 555 no modo astável, ou seja, operando como um oscilador. A duração entre a alternância  sucessiva dos leds pode ser ajustada por intermédio de um potenciômetro, como mostraremos neste tutorial.

Observações:

a) Este circuito liga e desliga um led ou qualquer outro dispositivo eletrônico em intervalos regulares de tempo com a utilização do CI 555 atuando como oscilador de baixa frequência. Veja CB01 - Led pisca com CI 555 (Multivibrador astável - oscilador de baixa frequência).

b) Ao adicionarmos mais um led no circuito, montado com a polaridade invertida, vamos fazer com que os intervalos sucessivos de tempo entre os dois leds sejam equivalentes, ou seja, enquanto um led estiver ligado o outro estará desligado, e vice e versa.

c) Você poderá criar um oscilador de baixa potência utilizando dois transistores também. Veja CB02 - Leds piscam alternadamente (multivibrador astável com 2 transistores).

d) Ao adicionarmos um potenciômetro, atuando como um reostato, podemos controlar manualmente a frequência em que os leds piscam.

Definições

Circuito Integrado 555: o CI 555 é temporizador, oscilador e gerador de pulso, que pode ser usado em qualquer projeto que necessite dessas características. Portanto, o CI 555 é basicamente um oscilador/temporizador com três modos básicos de operação:

Modo Astável: quando o CI 555 opera como um oscilador. Modo aplicável à projetos de pisca-pisca de Leds, geradores de pulso, PWM, geradores de tom, alarmes de segurança, etc. Para saber mais leia:  CI 555- Modo Astável (Oscilador)

Referências

CB01 - Led pisca com CI 555 (Multivibrador astável - oscilador de baixa frequência).

Aplicação

Para fins didáticos e projetos eletrônicos e elétricos para sinalização com luz e motores com rotações cíclicas (ex. limpadores de para-brisa de automóveis).

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1  
Led Difuso 5mm LEDs 5mm 2

 1 LED vermelho e 1 LED verde

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Você poderá utilizar também LEDs de qualquer outra cor ou LEDs difusos de 3 ou 5mm nas cores que desejar.

Resistor

Resistor

 3

2 Resistores de 150Ω (leds vermelho e verde)
 

  1 Resistor de 1KΩ (CI555)


O valores para os resistores para os leds são para um circuito com uma fonte de 5V.

Capacitor eletrolítico

Capacitor eletrolítico

1  

1 Capacitor eletrolítico de 100μF a 220μF (10V ou maior)

Utilizando capacitores menores, os leds piscarão em uma frequência maior.

Utilizando capacitores maiores, os leds piscarão em uma frequência menor.

 

 Potenciômetro

Potenciômetro linear 100K

1 Resultado de imagem para potenciômetro

Você poderá utilizar valores entre 1K a 50K

Fonte ajustável para protoboard

Fonte ajustável

ou

Bateria 9V

1 https://www.vidadesilicio.com.br/media/catalog/product/cache/2/thumbnail/450x450/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/4/5/450xn_8.jpg

Se você não tiver uma fonte ajustável, utilize pilhas ou bateria como fonte de energia (este projeto pode ser utilizado para tensões entre 5V a 12V) 

Esquema elétrico

 

Montagem do Circuito

1. Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar na fonte de energia. Simulação Tinkercad.

Obs.1: Neste projeto você poderá utilizar uma fonte de 5V a 12V, desde que utilize resistores para os leds adequados para cada tensão. O capacitor também deverá ser substituído para tensões acima de 10V.

Obs2.: Para os Leds utilize: 150Ω para fonte de 5V | 270Ω para fonte de 9V | 470Ω para fonte de 12V - Veja a tabela: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm.

Atenção:

1. Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

1.1. Portanto, faça a conexão do Arduino no terminal positivo do led (anodo) e o GND no terminal negativo (catodo).

1.2. Para evitar danos ao led é necessário a inclusão de um resistor no circuito. Como o resistor é um limitador da corrente elétrica, ele poderá estar conectado ao anodo (terminal maior) ou ao catodo (terminal menor) do led, tanto faz.

1.3. Observe que para os leds piscarem alternadamente, a montagem dos mesmos deverá ter polaridades invertidas:

Obs.: Caso mantenha a montagem com a mesma polaridade de conexão com a saída do CI555 (Pino3), os dois leds piscaram simultaneamente na mesma freqência.

2. Da mesma forma que um led o capacitor eletrolítico também tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado identificado com faixa tem polaridade negativa.

2.1. No projeto, o terminal menor do capacitor (negativo) deverá estar conectado ao GND.

3. Para montar o circuito integrado 555 é importante observar a(s) marcas(s) de referência para a identificação dos pinos de contato. Os pinos deverão ser identificados conforme mostra a imagem abaixo:

 

Observação: A montagem invertida do CI 555 pode causar danos irreversíveis ao componente.

4. Segue Abaixo o mapa dos pinos do componente eletrônico NE555. Para saber mais sobre CI 555 assista o vídeo: O versátil CI 555 - Teoria e aplicações!