Básico - Hub 001
Selecione um dos leds utilizando um push button
Sugerido por: Artur Tsinivskyy ENVIAR SUGESTÃO
Objetivo
Utiliza-se 2 leds e um botão. Sempre que pressionar o botão acenderá um led e o outro ficará apagado. Ao clicar novamente o botão haverá a troca dos leds sucessivamente.
Componentes necessários
Referência
|
Componente
|
Quantidade
|
Imagem
|
Observação
|
Protoboard
|
Protoboard 830 pontos |
1 |
|
No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos
|
Jumpers |
Kit cabos ligação macho / macho |
1 |
|
|
Led 5mm |
LED 5mm
|
2 |
|
2 LED alto brilho ou difuso (qualquer cor)
Você poderá utilizar também LEDs de 3 mm na cor que desejar.
|
Resistor |
Resistor
|
2 |
|
Resistores 150Ω ou superiores
Se precisar usar outros valores, calcule o resistor apropriado para o led utilizado
|
Push Button |
Push button 6X6X5mm
|
1 |
|
|
Arduino UNO |
Arduino UNO R3 |
1 |
|
Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar
|
Montagem do Circuito
Referência
Projeto 04a - Push Button como interruptor - liga e desliga (padrão para pull-down ou pull-up)
Código do Projeto (Sketch)
Faça o dowload e abra o arquivo hub001.ino no IDE do Arduino: DOWNLOAD - hb001.ino
Ou se preferir, copie e cole o código abaixo no IDE do Arduino:
/*******************************************************************************
*
* HB 01 - Trocando Leds com push button
* Sugerido por Artur Tsinivskyy
* http://squids.com.br/arduino
*
*******************************************************************************/
const int pinButton = 8;
int estado;
int seletor = 0;
int led = 2;
int tempo = 200;
int in = 0;
void setup(void) {
pinMode(2, OUTPUT);
pinMode(12, OUTPUT);
pinMode(pinButton, INPUT_PULLUP);
}
void loop(){
if (in==0) {
estado = digitalRead(pinButton); //Lê o botão se está HIGH ou LOW
if (!estado) {in=1;}
} else {
//Push button função liga / desliga
estado = digitalRead(pinButton); //Lê o botão se está HIGH ou LOW
digitalWrite(led, LOW); // apaga botão
if (!estado) {
seletor = !seletor;
while (!digitalRead(pinButton)) { } //espera soltar o botão
delay(10);
}
if (seletor == 1) {led =2;
} else {led = 12;}
digitalWrite(led, HIGH); // acende botão alterado
}
}
Demonstração
Desafios
Com base neste projeto, resolva o seguinte desafio: Desafio 18
O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando
Comentários