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Jogo da Memória (Genius) - arduino jogo #03
Jogo da Memória (Genius) - arduino jogo #03
Angelo Luis Ferreira | 14/01/2020
Acessos: 30.313
Jogo 3 : Genius - Jogo da Memória
Objetivo
Neste projeto vamos apresentar o "Jogo da Memória" também chamado de "Genius", jogo de grande sucesso na década de 80. O jogo apresenta 4 botões e 4 leds que acenderão em uma sequência aleatória, com sons definidos para cada um dos leds. O jogador deverá clicar nos botões de acordo com a sequência gerada pela Arduino. A cada jogada, a sequência é acrescida de um novo item. Ganha quem conseguir repetir a maior sequência possível. O jogo é limitado a 100 jogadas, mas você poderá aumentar se desejar.
Aplicação
Para fins didáticos.
Componentes necessários
Montagem do Circuito - Simulação
Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.

Atenção
1) Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

2) Determinamos o valor do resistor através da tabela prática: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm. Entretanto, o mais correto é sempre verificar o datasheet do fabricante do LED para você ter os exatos valores de tensão e corrente do mesmo - leia Leds ligados em série e em paralelo.
2.1. Valores mínimos utilizados para nossos projetos: LEDs difusos ou de alto brilho: Vermelho, Laranja e Amarelo: 150 Ω | Led Verde e Azul: 100 Ω
3) O buzzer tem polaridade. Portando, cuidado para não ligar o buzzer invertido. Se você retirar o adesivo superior do buzzzer poderá ver um sinal de positivo (+). Este sinal mostra onde está o pino positivo do componente que deverá estar conectado (neste projeto) a uma porta digital do Arduino e o polo negativo ao GND.

4) Monte o botão (push button) sem o resistor, pois através da programação vamos habilitar o resistor pull-up interno do arduino. Desta forma, quando o botão estiver pressionado, o Arduino retornará "LOW" ou "0". Assista o vídeo Arduino: Botão e Resistor de Pull Up Interno
