Tabela de caracteres para display LCD com controlador HD44780

Pode ser utilizada por displays LCS 16 X 2 ou 20 X 4 de qualquer cor de fundo e/ou caracteres.

Atenção: Esta tabela poderá variar para displays diferentes. Veja no "datasheet" do seu display se utiliza o controlador HD44780.

Como utilizar a tabela

Para definir o número binário de um caractere, utilize as linhas horizontais e verticais da tabela.

Ex.: Caractere "A" - Linha horizontal = 0100 / Linha Vertical   = xxx0001 => Portanto o caractere "A" deverá ser identificado por: 01000001

Como exibir o caractere no display LCD utilizando a biblioteca LiquidCrystal

Após definir o número binário de identificação do caractere, defina qual a base irá ser utilizada: binário, decimal ou hexadecimal. Para fazer a conversão, utilize a Calculadora para Converter número Decimal para Binário, Octal e Hexadecimal.

Dependendo da base utilizada, será necessário utilizar um prefixo modificador. Veja a tabela abaixo:

Ex.: Nosso caractere "A" foi identificado pela tabela como um número binário 01000001 (base binário). Fazendo a conversão teremos 65 (base decimal) e 41 (base hexadecimal). Portanto, nosso números com os modificadores seriam: B01000001 (base binário), 65 (base decimal) e 0x41(base hexadecimal).

Para imprimir o caractere no display LCD utilizamos o comando lcd.write(número do caractere)

Ex.: Para imprimir nosso caractere do exemplo podemos escrever da seguinte forma:

lcd.write(B01000001); => binário

lcd.write(65); => decimal

lcd.write(0x41); => hexadecimal

 

Compartilhe:

Doações

Contribua pra manter o site online :)

Inscreva-se no canal Squids

Squids Arduino News

Desafio 88 - Projeto I12 Cronômetro contador de voltas com sensor infravermelho Com base no projeto I12 - Cronômetro com pause controlado por leds infravermelhos - Arduino resolva os seguintes ...

Intermediário - Projeto 12 Cronômetro com pause, sensor infravermelho e reset - Arduino Objetivo Criar um cronômetro utilizando o módulo TM1637 (opcional) e/ou o display LCD com pause controla...

Básico - Hub 013 Cronômetro com pause e reset (interrupção por timer)   Sugerido por: Wagner G L Objetivo O objetivo é adaptar o Projeto 64 - Cronômetro com display TM1637 e Arduino acresc...

Básico - Hub 012 Cronômetro com pause e reset   Sugerido por: Wagner G L Objetivo O objetivo é adaptar o Projeto 64 - Cronômetro com display TM1637 e Arduino acrescentando botões de pause ...

Básico - Hub 011 Acertar número aleatório usando potenciômetro - jogo   Sugerido por: Juliandrew Facundo Para iniciar o jogo deve-se pedir ao usuário que digite o valor 1 no teclado do comp...

Outros artigos

Mais: Desafios Projetos Intermediários Básico Projetos Básicos Arduino Maker

Você está preparado?

Topo