Descrição

O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos  metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido ( Solid State).

O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado Anodo (+) e outro, chamado Catodo (-). Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.

Simbologia

Abaixo, temos a representação simbólica e esquemática de um LED.

Resultado de imagem para led simbologia

Características (valores genéricos)

A tabela abaixo mostra valores de Tensão (V) e Corrente (mA) de trabalho para LEDs de cores diferentes.

Obs.: Os valores acima poderão ser utilizados para cálculos de dimensionamento de circuitos em geral. Entretanto, para cálculos mais precisos será necessário utilizar tabelas específicas do fabricante (datasheet).

Dimensões de Referência (LED 5mm)

O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor responsável pela geração de luz. Este chip tem dimensões muito reduzidas, como pode ser verificado na figura abaixo, onde apresentamos um LED convencional e seus componentes.

 

LED transparente (alto brilho): possui o invólucro (lente) em plástico transparente. Seu brilho é mais intenso que o do LED difuso, porém seu fluxo luminoso possui maior concentração no sentido axial.

LED difuso: possui o o invólucro (lente) feito com resina epoxy translúcida. Seu brilho é menos intenso que o do LED transparente, porém seu fluxo luminoso possui distribuição mais homogênea em todas as direções.

A seguir, apresentamos um LED de potência, em que podemos observar a maior complexidade nos componentes, a fim de garantir uma melhor performance em aplicações que exigem maior confiabilidade e eficiência.

Alguns tipos de LEDs encontrados no mercado.