Desafio 0 - Piscando 2 LEDs em sincronia e alternadamente usando Arduino

Desafio 0 - Projeto 01

Blink Arduino com 2 leds

Com base no projeto Projeto 01 - Pisca Pisca com Arduino resolva os seguintes desafios:

1. Altere o programa e faça com que o led fique 2 segundo aceso e apenas 500 milessegundos apagado.

2. Acrescente mais um LED de qualquer cor ao circuito e configure-o para piscar junto com o LED do projeto original.

3. Agora, altere o programa e faça com que os 2 Leds pisquem de forma alternada.

4. Altere programa e o circuito para que o que o LED on-board (L) do Arduino, conectado ao pino 13, pisque em sincronia com o Led do desafio 1. Se desejar, adicione um novo Led no pino 13, fazendo com que ele pisque junto com o Led (L) da placa do Arduino e com o Led do projeto original.

Dicas e orientações

a) No desafio 1, observe que a função delay() pausa a execução do programa por um intervalo de tempo especificado em milissegundos (ms). Leia Referência Arduino, delay().

Atenção: 1 segundo = 1.0000 milessegundos.

b) Ao acrescentar um novo LED, nos desafios 2 e 3, é importante lembrar que ele possui polaridade e deverá estar protegido de sobrecarga de corrente por um resistor:

b1) Polaridade: O terminal mais longo é o anodo (positivo) e deve ser conectado ao pino de saída do Arduino, enquanto o terminal mais curto é o catodo (negativo) e deve estar conecetado no GND.

b2) Resistor: O resistor é essencial para proteger o LED de sobrecarga de corrente. Certifique-se de escolher um resistor adequado para o LED em uso, utilizando uma calculadora de resistores de acordo com as especificações do fabricante do LED ou por intermédio da tabela Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm.

c) Para o desafio 4, leia o Projeto 00 - Como usar o Arduino pela primeira vez que mostra como funciona o primeiro projeto de exemplo do Arduino, chamdo "blink", ou seja led piscante.

c1) A constante nativa LED_BUILTIN é o número do pino ao qual o LED on-board está conectado. Na maioria das placas e no Arduino UNO, esse LED é conectado ao pino digital 13.

c2) Para praticar, crie uma variável denominada "ledBlink" e substitua a constante "LED_BUILTIN" por essa variável. Certifique-se de que o projeto funcione da mesma forma que quando a constante "LED_BUILTIN" estava sendo utilizada.

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