Início
/
Desafios
/
Desafio22 - Compare métodos para calcular temperaturas com termistor NTC 10k
Desafio22 - Compare métodos para calcular temperaturas com termistor NTC 10k
Angelo Luis Ferreira | 09/07/2018
Acessos: 9.781
Desafio 22 - Projeto 41
Compare método Steinhart–Hart - cálculo manual e biblioteca
Com base no projeto41 resolva o seguinte desafio:
1. Crie uma função para calcular a temperatura ambiente através de um termistor NTC 10K de forma manual, ou seja, sem a utilização da biblioteca Thermistor.h que você utilizou no projeto original, utilizando os parâmetros abaixo:
Cálculo da resistência do NTC
Na temperatura de 25 °C a resistência do NTC é 10 k Ω, variando linearmente com a temperatura.
Portando: RNTC = 10kΩ (temperatura de 25 °C)
Para uma temperatura qualquer lida no sensor, temos que:
leitura_analógica = 512 (Vdivisor = 2,5V)
- Logo, podemos obter o valor da resistência NTC em função do valor lido no sensor (leitura analógica) , como segue:
RNTC = 10k . (1023/leitura_analógica - 1)
-
Equação de Steinhart–Hart
A equação de Steinhart–Hart (https://en.wikipedia.org/wiki/Thermistor), detalha a operação do thermistor NTC relacionando a variação de temperatura (Kelvin) com a resistência (Ω).a+bln(R)+c(ln(R))3
onde a, b e c são parâmetros de Steinhart–Hart específicos para cada dispositivo.Valores típicos para um thermistor com resistência de 10K Ω na temperatura de (25 °C = 298.15 K) é:
- a = 0.001129148
- b = 0.000234125
- c = 0.0000000876741
2) Crie uma outra função utilizando a biblioteca Thermistor.h do projeto original, lembrando que esta biblioteca também utiliza a equação de Steinhart–Hart.
3) Mostre os resultados dos dois métodos no display LCD e no monitor serial.
4) Acrescente um botão seletor (push button) para alterar a escala de Celsius para Fahrenheit. Mostre os valores no display LCD e no computador através do monitor serial.
Dicas e orientações
1) Para o cálculo do logaritmo neperiano (ln) utiliza a função log(), pois para o Arduino, log() é o logaritmo neperiano e log10() é o logaritmo na base 10.
2) Para não confundir, calcule primeiro a resistência do termistor NTC e depois utilize a equação Steinhart–Hart para determinar a temperatura.
3) O grau Fahrenheit (símbolo: °F) é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Esta escala foi utilizada principalmente pelos países que foram colonizados pelos britânicos, mas seu uso atualmente se restringe a poucos países de língua inglesa, como os Estados Unidos e Belize. Veja abaixo a relação entre as escalas.
O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando
Comentários