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Desafio 5 - Criando cores RGB usando 3 potenciômetros
Desafio 5 - Criando cores RGB usando 3 potenciômetros
Angelo Luis Ferreira | 12/10/2017
Acessos: 2.292
Desafio 5 - Projeto 26
Criando cores com LED RGB usando 3 potenciômetros
Com base no projeto 26, resolva os seguintes desafios:
a) Faça a conversão dos valores R, G, B da cor resultando no Led RGB para o código HTML. Acrescente estes valores no Monitor Serial (tela do computador):

b) Substitua os 3 botões seletores (push buttons) por 3 potenciômetros. Assim você fará os ajustes dos brilhos de cada cor usando apenas os potenciômetros, ou seja, um para cada cor: vermelho, verde e azul.
Dicas e orientações
1) - Conversão RGB para código HTML
A cor que é vista no monitor do computador é formada pela mistura das cores vermelho, verde e azul (RGB) com diferentes graus de intensidade. A linguagem HTML possibilita misturar até 256 níveis de intensidade de cada uma destas cores.
código da cor em HTML = " # R R G G B B "
O código da cor em HTML é composto pelo símbolo "#" seguido da intensidade (entre 0 e 255) de cada uma das cores do sistema RGB. A intensidade da cor não é representada na base decimal, mas sim, na base hexadecimal (o que resulta num número de 2 dígitos). Leia Conversão sistema RGB para código HTML.
Base Hexadecimal
O nosso sistema de numeração é o decimal; existem 10 símbolos de número: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Na base hexadecimal, existem 16 símbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Desta forma, o dígito "A" vale 10, o dígito "B" vale 11, ... e o dígito "F" vale 15. Para converter um número inteiro da base decimal para a base hexadecimal, siga o seguinte algoritmo:
- Divida o número sucessivamente por 16.
- A representação deste número na base hexadecimal será composta pelos restos da divisão, na ordem inversa, onde cada resto é representado pelo respectivo dígito na base hexadecimal.
Veja os exemplos abaixo:
2) - Potenciômetros
Para realizar este desafio, você precisará de mais 2 potenciômetros de 10K, contando com o potenciômetro já utilizado no projeto 26.
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