Desafio 14 - Projeto 34

Melodia tocada em um sonorizador com ajuste de volume

Com base no projeto 34, resolva os seguintes desafios:

1. Acrescente um potenciômetro no circuito para que como um reostato aumente ou diminua volume do som do buzzer.

2. Faça com que a melodia toque apenas uma vez sem ser reiniciada automaticamente. Insira um botão (push button) no circuito para fazer com que a música apenas reinicie quando acionado.

3. No IDE do Arduino acrescente a biblioteca notas.h para servir como dados das notas com as respectivas frequências em várias escalas. Tome como base o projeto 35 que mostra como utilizar header files.

4. Gere uma impressão no Monitor Serial de forma que apareçam os valores de cada nota musical na tela de acordo com que a melodia é tocada.

5. Neste último desafio, você precisará acrescentar mais um botão no circuito para selecionar o hino do Palmeiras, ou quando acionado, o hino do Corinthians e vice e versa. Monte o push button como um resistor pull-up interno do Arduino.

Dicas e orientações

1) Acrescente o potenciômetro de forma que funcione como um reostato (Leia Potenciômetro ou reostato: qual a diferença?).

2) Faça a montagem dos botões (push button) de acordo com os conceitos resistor pull-down, pull-up ou pull-up interno do Arduino. Veja os projetos: projeto 2, projeto 2a, projeto 2b.

3) Para baixar o arquivo notas.h, acesse o link: Tabela Notas Musicais

4) Para fazer a leitura no monitor serial é necessário fazer a comunicação com o seu computador através do comando Serial.begin(9600). Após rodar o scketch abra o Monitor Serial para visualizar as leituras:

 

O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando

Compartilhe:

Doações

Contribua pra manter o site online :)

Inscreva-se no canal Squids

Squids Arduino News

Básico - Projeto 99 Medir e exibir a intensidade do som (VU meter) em um display LCD Objetivo O objetivo deste projeto é criar um dispositivo para aferir a intensidade sonora e mostrar essa int...

Intermediário - Projeto I14 Usando qualquer controle remoto com Arduino Objetivo Neste tutorial vamos mostrar como utilizar qualquer Controle Remoto Infravermelho e um fotorreceptor IR para con...

Básico - Projeto 98 Módulo Matriz de Led rítmico - MAX7219 Objetivo O objetivo deste projeto é criar um circuito para fazer com que os leds de uma matriz de leds pisquem de acordo com o ritmo d...

Básico - Projeto 97 Leds piscam de acordo com o som Objetivo O objetivo deste projeto é criar um circuito para fazer piscar vários leds de acordo com o ritmo de uma música. Para isso, vamos uti...

Desafio 89 - Projeto I13 Dez efeitos de iluminação com controle remoto Com base no projeto I13 - Como usar o Controle Remoto Infravermelho com Arduino resolva o seguinte desafio: 1. Com base...

Outros artigos

Mais: Projetos Básicos Projetos Intermediários Desafios Básico

Você está preparado?

Topo