Comandos para LCD - Biblioteca LiquidCrystal

Nota: Para conhecer o funcionamento de todos os comandos clique nos links: Conhecendo a Biblioteca LiquidCrystal e LiquidCrystal Reference.

Comandos para o display LCD (controlador HD44780)

Função

Sintaxe no programa

Descrição

LiquidCrystal() LiquidCrystal(rs, enable, d4, d5, d6, d7) Indica como os pinos do display estão interligados na placa Arduino
begin() lcd.begin(colunas, linhas) Configura o modelo do display em nosso caso 16×2
clear() lcd.clear() Limpa o display e posiciona o cursor no canto superior esquerdo do display
home() lcd.home() Posiciona o cursor no canto superior esquerdo do display
setCursor() lcd.setCursor(coluna, linha) Posiciona o cursor na linha e coluna indicada no comando
write() lcd.write(caractere) Escreve um caractere no display
print() lcd.print(dado) Escreve um dado qualquer no display (texto ou número)
cursor() lcd.cursor() Exibe o cursor na tela do LCD no formato de um undeline
noCursor() lcd.noCursor() Oculta o cursor
blink() lcd.blink() Faz com que o cursor fique piscante na tela do Arduino
noBlink() noBlink() Faz com que o display pare de piscar
noDisplay() lcd.noDisplay() Desliga o display sem perder os dados exibidos
display() lcd.display() liga o display e restaura o texto escrito após um comando “noDisplay()”
scrollDisplayLeft()  lcd.scrollDisplayLeft() Move o conteúdo do display (texto+cursor) um espaço para a esquerda.
scrollDisplayRight()  lcd.scrollDisplayRight() Move o conteúdo do display (texto+cursor) um espaço para a direita.
autoscroll()  lcd.autoscroll() Ativa a rolagem automática do LCD. Isso faz com que cada caractere empurre os anteriores um espaço. Se a direção do texto atual é da esquerda para a direita (o padrão), o visor desloca para a esquerda; se a direção atual é da direita para a esquerda, o visor desloca para a direita.
noAutoscroll()  lcd.noAutoscroll() Desliga o modo automático autoscroll.
leftToRight()  lcd.leftToRight() Define a direção para o texto ser escrito no LCD da esquerda para a direita, o padrão. Isto significa que os caracteres subsequentes escritos para a exibição vai da esquerda para a direita, mas não afeta o texto enviado anteriormente para o display.
rightToLeft()  lcd.rightToLeft() Define a direção para o texto ser escrito no LCD da direita para a esquerda. Isto significa que os caracteres subsequentes escritos para a exibição vai da direita para a esquerda, mas não afeta o texto enviado anteriormente para o display.
createChar()  lcd.createChar()  Cria um caractere personalizado (gylph) para uso no LCD. Até oito caracteres de 5×8 pixels são suportadas (numeradas de 0 a 7). O aparecimento de cada caracter personalizada é especificada por uma matriz de oito bytes, uma para cada linha. Os cinco bits menos significativos de cada byte de determina os pixels daquela linha. Para exibir um caractere personalizado na tela, use o comando lcd.write(byte(numero));

  

Compartilhe:

Doações

Contribua pra manter o site online :)

Inscreva-se no canal Squids

Squids Arduino News

Básico - Projeto 94 Simulando um botão na tela do display OLED Objetivo O objetivo deste projeto é simular um botão de controle no display OLED. O botão servirá para controlar a iluminação de u...

Básico - Projeto 93 Criando um relógio analógico com Oled SSD1306 Objetivo O objetivo deste projeto é exibir no display OLED um relógio com estilo analógico, ou seja, com ponteiros. Utilizaremo...

Desafio 84 - Jogo 5 Aumentar jogadas progressivamente Com base no projeto Jogo roleta de leds (Shot Game) - arduino jogo #05 resolva os seguintes desafios:   1. Crie uma rotina para fazer co...

Jogo 5 : Shot game - roleta de leds Objetivo Neste projeto vamos criar um jogo simples, divertido e que requer apenas uma pessoa para jogar. O objetivo do jogo é acertar o led verde ou pelo meno...

Desafio 83 - Projeto I10 Controlando 2 motores com sensor de toque e botões Com base no projetoI10 - Controlando motores DC com Driver Ponte H - L9110, sensor de toque capacitivo 4 teclas e Ard...

Outros artigos

Mais: Projetos Básicos Desafios Jogos Projetos Intermediários

Você está preparado?

Topo