Objetivo

Criar um efeito interativo de iluminação sequencial em uma barra gráfica que através de um potenciômetro, permitirá que se altere a velocidade das luzes enquanto o código está em execução.

Aplicação

Para fins didáticos e aplicações em efeitos com barra gráfica.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

 Imagem

Observação

 Protoboard  Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos
Barra Gráfica (bargraph) Barra Gráfica de Leds 1 Utilize barra gráfica de qualquer cor
Resistor Resistor 300 Ω  1 Se você não possui este resistor, calcule o resistor apropriado para a sua barra gráfica.
Potenciômetro Potenciômetro 10K  1 Resultado de imagem para potenciômetro O valor do potenciômetro aumenta quando giramos o eixo do componente na direção do polo negativo para o polo positivo. 
Arduino UNO R3 Arduino UNO  1  

Obs.: Utilizar também cabos de ligação.

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito. Veja a simulação com leds no link --> Projeto 15 - simulação online.

Atenção: A montagem abaixo foi realizada em um protoboard com linhas de alimentação contínuas. Verifique se o seu protoboard possui linhas de alimentação contínuas ou separadas - sabia mais em protoboard

Veja abaixo imagem da montagem do nosso protótipo:

 

Atenção:

1) A barra gráfica (bargraph) possui polaridade. O lado com chanfro recebe ligação positiva ou negativa dependendo do fabricante. Caso os leds da barra não funcionem, inverta a posição da barra gráfica.

2) Em função do "datasheet" da barra gráfica, calculamos o valor do resistor em 200 ohms (barra gráfica azul). Entretanto, por segurança, recomenda-se utilizar um resistor de 300 ohms para barra gráfica de qualquer cor para que o projeto funcione normalmente sem que o componente seja danificado.

3) Veja na figura abaixo como foi montado o potenciômetro do nosso exemplo no circuito. Observe a ligação do cabo positivo (terminal esquerdo do potenciômetro) e negativo (terminal direito do potenciômetro) no potenciômetro. O cabo amarelo (terminal do centro do potenciômetro) se conecta com o pino analógico do Arduino. Nesta montagem, quando girarmos o eixo do potenciômetro no sentido horário, o efeito de iluminação dos leds piscará mais rápido.