Projeto 35 - Sketch padrão para criar melodias (exemplos : hinos do palmeiras e do Corinthians)
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- angelo
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Básico - Projeto 35
Padrão para criar melodias com buzzer (compilação)
Objetivo
Neste projeto vamos apresentar um sketch padrão para criar melodias através de um buzzer, um disco piezoelétrico ou um speaker (auto falante). Neste exemplo vamos utilizar o conceito de compilação de arquivos tipo header file, que são arquivos com extensão .h que permitem maior organização, otimização na estrutura e reutilização do programa em outros projetos. Para perceber isso, faça uma comparação entre este projeto e o projeto 34, que apresenta a execução de uma melodia também.
Header file: Em programação de computadores, um arquivo cabeçalho (em inglês: header file) é um arquivo que permite que os programadores separem certos elementos de um código fonte de um programa em arquivos reutilizáveis.
Compilação: A compilação transformará o conjunto de arquivos-fonte em um arquivo executável, também conhecido como binário.
Disco Piezoelétrico: Um disco piezo funciona quando uma corrente elétrica passa pelo material cerâmico do disco, fazendo com que ele mude de forma e produza um som. O disco também funciona de forma inversa: quando se bate nele ou ele sofre algum tipo de pressão, a força no material provoca a geração de uma corrente elétrica. Para saber mais, leia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piezoeletricidade e Transdutor Piezoelétrico.
Buzzer: Nada mais é do que um transdutor piezoelétrico encapsulado.
Obs.: O buzzer e o disco são sonorizadores piezoelétricos. Quando se aplica um sinal elétrico e um determinada frequência, o dispositivo piezoelétrico produz uma nota musical. As notas variam de acordo com a frequência utilizada. (O ouvido humano pode ouvir sons nas frequências entre 20 e 20.000 Hz).
Aplicação
Para fins didáticos e criação de sons com arduino.
Componentes necessários
Referência |
Componente |
Quantidade |
Imagem |
Observação |
Protoboard | Protoboard 830 pontos Comprar | 1 | ![]() |
No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos |
Jumpers | Kit cabos ligação macho / macho Comprar | 1 | ||
Buzzer |
Buzzer ativo 5V 12mm Comprar |
1 | ![]() |
Utilize um buzzer ou um disco piezoelétrico |
Potenciômetro |
Potenciômetro 10K Comprar
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O valor do potenciômetro aumenta quando giramos o eixo do componente na direção do polo negativo para o polo positivo. |
Arduino UNO R3 | Arduino UNO Original
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Arduino UNO Similar Comprar
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Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar |
Montagem do Circuito
Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito. Neste projeto você poderá utilizar um buzzer ou um disco piezoelétrico na montagem do circuito. Se possível, teste com os dois componentes.
Atenção
1) O buzzer tem polaridade. Portando, cuidado para não ligar o buzzer invertido. Se você retirar o adesivo superior do buzzzer poderá ver um sinal de positivo (+). Este sinal mostra onde está o pino positivo do componente que deverá estar conectado ao potenciômetro (neste projeto) ou a uma porta digital do Arduino e o polo negativo ao GND.
2) Observe que nesse projeto o potenciômetro foi montado como um reostato, onde utilizamos apenas 2 terminais do componente:
Veja a montagem do nosso projeto abaixo: