Básico - Projeto 04

Botão (push button) com duas funções: liga e desliga

Objetivo

Criar um circuito para atribuir duas funções em um único botão (push button). Neste circuito o botão servirá como um interruptor para ligar e desligar um componente eletrônico. No nosso exemplo vamos ligar e desligar um led utilizando o push button como interruptor.

Observação: Os botões de pressão (push button) apenas mudam seu estado enquanto estamos pressionando, voltando ao seu estado original quando o botão é liberado. Neste projeto, teremos uma rotina para atribuir a um só botão duas funções de ligar e desligar um componente eletrônico qualquer.

ATENÇÃO: Os projetos Projeto 04b - Push Button como interruptor - liga e desliga (método alternativo ao Projeto 04a) e o projeto 04a - Push Button como interruptor - padrão para resistor pull-up e pull-down apresentam programas (sketch) padronizados e mais adequados para serem utilizados em botões com resistores pull-down ou pull-up. Para saber mais sobre o uso de botões (push buttons), leia também a nossa dica de software - Como usar push button com Arduino (programação).

Aplicação

Para fins didáticos e projetos gerais.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos

Comprar

1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho

Comprar

1  
Resistor

Resistor

Comprar

2

1 Resistor 150Ω (led laranja)

1 Resistor 10KΩ (push button)
 
Se precisar usar outros valores, calcule o resistor apropriado para o led utilizado - Calcular Resistor.

Led 5mm LED 5mm

 

Comprar

1

1 LED alto brilho ou difuso (qualquer cor)

Você poderá utilizar também LEDs de 3 mm na cor que desejar.

Push Button  Push button 6X6X5mm

 

Comprar

 1  
Arduino UNO R3 Arduino UNO Original

Comprar

 

Arduino UNO Similar

Comprar

1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.

Atenção

1) Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

1.1. Portanto, faça a conexão do Arduino no terminal positivo (anodo) e o GND no terminal negativo (catodo) do led.

1.2. Para evitar danos ao led é necessário a inclusão de um resistor no circuito. Como o resistor é um limitador da corrente elétrica, ele poderá estar conectado no anodo (terminal maior) ou no catodo (terminal menor) do led, tanto faz

2) Determinamos o valor do resistor através da tabela prática: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm. Entretanto, o mais correto é sempre verificar o datasheet do fabricante do LED para você ter os exatos valores de tensão e corrente do mesmo - leia Como calcular o resistor adequado para o led. (Obs.: Resistores superiores a 250 Ω poderão ser utilizados em LEDs de todas as cores para um circuito com tensão igual ou inferior a 5V).

2.1. Valores utilizados para nossos projetos: LEDs difusos ou de alto brilho: Vermelho, Laranja e Amarelo: 150 Ω | Led Verde e Azul: 100 Ω

3) Monte o botão (push button) com resistor pull-down (resistor conectado no GND). Desta forma, quando o botão estiver pressionado, o Arduino retornará "HIGH" ou "1". Leia mais em Resistores Pull-down e pull-up