Básico - Projeto 31

Alarme com laser e sensor de luz LDR

Objetivo

Criar um circuito para simular um alarme utilizando um laser 5V apontado para um sensor LDR. Assim que luz do laser é interrompida por algum motivo, o alarme é acionado. O alarme após 5 ciclos é desligado automaticamente e poderá ser acionando novamente se o sensor LDR deixar de receber a luz do laser.

Observação: Para este projeto utilizaremos um sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor), em português Resistor Dependente de Luz ou Fotoresistência, que nada mais é do que um componente eletrônico do tipo resistor variável, mais especificamente, um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz (luminosidade) que incide sobre ele.

Aplicação

Para fins didáticos e projetos de automação.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 e 400 pontos 2 Resultado de imagem para protoboard 830v Utilizar 1 protoboard com 830 pontos para montagem do circuito principal e 1 protoboard com 400 pontos (opcional) para ligação do laser
Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1  
Led Difuso 5mm LEDs 5mm

3

1 LED difuso vermelho

1 LED difuso verde

1 LED alto brilho azul ou vermelho

Você poderá utilizar também LEDs de qualquer outra cor de 3mm ou 5mm.

Resistor

Resistor

Comprar

 4   2 Resistores de 100Ω / 1 Resistor de 150Ω (led)
  1 Resistor de 10KΩ (sensor LDR)
Se precisar usar outros valores, calcule o resistor apropriado para o led utilizado - Calcular Resistor.
Diodo Laser

Diodo Laser 5v 6MM

 1    
Sensor de luminosidade LDR

Sensor de Luminosidade LDR 5mm

1  
Buzzer Buzzer 5V 12mm 1  
Arduino UNO R3 Arduino UNO 1 Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Obs.: Você poderá comprar estes itens na Loja Vida de Silício.

Montagem do Circuito Principal

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.

Montagem do laser

Monte o laser em um protoboard de 400 pontos, observando a alimentação de 5V (ligação positiva e negativa). No nosso exemplo ligamos o laser no circuito principal através de dois jumpers. Aponte a luz do laser para o sensor LDR. Utilize uma fita crepe para manter o diodo laser fixo no lugar.

Observação 1: O sensor LDR deverá estar dobrado e direcionado para o laser.

Observação : Se você desejar, ligue o laser em uma outra fonte externa de 5V.

Atenção

1) Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

2) Determinamos o valor do resistor através da tabela prática: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm. Entretanto, o mais correto é sempre verificar o datasheet do fabricante do LED para você ter os exatos valores de tensão e corrente do mesmo - leia Como calcular o resistor adequado para o led. (Obs.: Resistores superiores a 250 Ω poderão ser utilizados em LEDs de todas as cores).

Valor do resistor utilizado no nosso projeto para o LED Azul de alto brilho = 100 Ω. Leds difuso verde = 100 Ω. Led difuso vermelho 150 Ω.

3) O buzzer tem polaridade. Portando, cuidado para não ligar o buzzer invertido. Se você retirar o adesivo superior do buzzzer poderá ver um sinal de positivo (+). Este sinal mostra onde está o pino positivo do componente que deverá estar conectado ao Arduino.

4) Conecte o sensor de luminosidade LDR como um divisor de tensão, conforme o esquema abaixo:

Desta forma, a tensão na entrada analógica do Arduino é alta quando o LDR está sob iluminação e baixa quando mantido na sombra. Para saber mais sobre divisão de potencial LDR, leia Divisores de Tensão ou LDR como parte de um divisor de tensão

Obs.: O sensor de luminosidade LDR, assim como um resistor comum, não tem polaridade.

Veja abaixo a montagem no protoboard: