Conversão sistema RGB para código Hexadecimal

A cor que é vista no monitor do computador é formada pela mistura das cores vermelho, verde e azul (RGB) com diferentes graus de intensidade. A linguagem HTML possibilita misturar até 256 níveis de intensidade de cada uma destas cores através de um sistema hexadecimal. No quadro abaixo, experimente misturar estas cores com diferentes níveis de intensidade (de 0 a 255) e observe o resultado.

Vermelho (R)
Verde (G)
Azul (B)

código da cor em HTML = " # R R G G B B "

O código da cor em HTML é composto pelo símbolo "#" seguido da intensidade (entre 0 e 255) de cada uma das cores do sistema RGB. A intensidade da cor não é representada na base decimal, mas sim, na base hexadecimal (o que resulta num número de 2 dígitos).

Base Hexadecimal

O nosso sistema de numeração é o decimal; existem 10 símbolos de número: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Na base hexadecimal, existem 16 símbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Desta forma, o dígito "A" vale 10, o dígito "B" vale 11, ... e o dígito "F" vale 15. Para converter um número inteiro da base decimal para a base hexadecimal, siga o seguinte algoritmo:

  • Divida o número sucessivamente por 16.
  • A representação deste número na base hexadecimal será composta pelos restos da divisão, na ordem inversa, onde cada resto é representado pelo respectivo dígito na base hexadecimal.

Veja os exemplos abaixo:

O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando

Compartilhe:

Doações

Contribua pra manter o site online :)

Inscreva-se no canal Squids

Squids Arduino News

Básico - Projeto 94 Simulando um botão na tela do display OLED Objetivo O objetivo deste projeto é simular um botão de controle no display OLED. O botão servirá para controlar a iluminação de u...

Básico - Projeto 93 Criando um relógio analógico com Oled SSD1306 Objetivo O objetivo deste projeto é exibir no display OLED um relógio com estilo analógico, ou seja, com ponteiros. Utilizaremo...

Desafio 84 - Jogo 5 Aumentar jogadas progressivamente Com base no projeto Jogo roleta de leds (Shot Game) - arduino jogo #05 resolva os seguintes desafios:   1. Crie uma rotina para fazer co...

Jogo 5 : Shot game - roleta de leds Objetivo Neste projeto vamos criar um jogo simples, divertido e que requer apenas uma pessoa para jogar. O objetivo do jogo é acertar o led verde ou pelo meno...

Desafio 83 - Projeto I10 Controlando 2 motores com sensor de toque e botões Com base no projetoI10 - Controlando motores DC com Driver Ponte H - L9110, sensor de toque capacitivo 4 teclas e Ard...

Outros artigos

Mais: Projetos Básicos Desafios Jogos Projetos Intermediários

Você está preparado?

Topo