Como incluir uma biblioteca no IDE do Arduino

Objetivo

Neste tutorial vamos mostrar como adicionar uma biblioteca no IDE do Arduino. Uma das grandes vantagens das placas Arduino é a diversidade de bibliotecas disponíveis que podem ser utilizadas em seus programas. Estas bibliotecas podem ser criadas para a linguagem "C" ou especificamente para o Arduino, reduzindo drasticamente o tempo gasto com programação. Muitas vezes precisamos utilizar bibliotecas que não são nativas no IDE do Arduino, o que nos obriga a incluir estas bibliotecas de forma manual. Vamos mostrar com detalhes como fazer este processo.

Incluindo uma biblioteca no IDE do Arduino

Como exemplo, vamos utilizar uma biblioteca desenvolvida para a utilização do sensor de temperatura e umidade DHT 11, 22, 33 e 44. Mostramos como utilizar esta biblioteca no Projeto 40 - Sensor de temperatura e umidade DHT11 com display LCD.

Após fazer o download do arquivo da biblioteca, que no nosso exemplo é DHPlib.zip, abra o IDE do Arduino. No menu superior, clique em Scketch -> Incluir biblioteca -> Adicionar biblioteca.ZIP para enviar o arquivo.

Selecione o arquivo que você baixou e clique no botão Abrir.

 Desta forma, a nova biblioteca foi instalada. Para utilizá-lo basta ir em Sketch -> Incluir Biblioteca e selecionar a biblioteca DHTlib.

 

 Observe que o IDE adicionou no início do seu código a linha #include <dht.h> que é o comando para incluir a biblioteca do nosso exemplo.

Repita esse procedimento para toda biblioteca que precisar incluir no IDE. 

O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando

Compartilhe:

Doações

Contribua pra manter o site online :)

Inscreva-se no canal Squids

Squids Arduino News

Básico - Projeto 99 Medir e exibir a intensidade do som (VU meter) em um display LCD Objetivo O objetivo deste projeto é criar um dispositivo para aferir a intensidade sonora e mostrar essa int...

Intermediário - Projeto I14 Usando qualquer controle remoto com Arduino Objetivo Neste tutorial vamos mostrar como utilizar qualquer Controle Remoto Infravermelho e um fotorreceptor IR para con...

Básico - Projeto 98 Módulo Matriz de Led rítmico - MAX7219 Objetivo O objetivo deste projeto é criar um circuito para fazer com que os leds de uma matriz de leds pisquem de acordo com o ritmo d...

Básico - Projeto 97 Leds piscam de acordo com o som Objetivo O objetivo deste projeto é criar um circuito para fazer piscar vários leds de acordo com o ritmo de uma música. Para isso, vamos uti...

Desafio 89 - Projeto I13 Dez efeitos de iluminação com controle remoto Com base no projeto I13 - Como usar o Controle Remoto Infravermelho com Arduino resolva o seguinte desafio: 1. Com base...

Outros artigos

Mais: Projetos Básicos Projetos Intermediários Desafios Básico

Você está preparado?

Topo