Intermediário - Projeto 13

Usando o Controle Remoto IR com Arduino com leds

Objetivo

Utilizar o Controle Remoto Infravermelho junto com o Arduino e um fotorreceptor IR para controlar 6 leds de acordo com cada tecla pressionada. Para isso, primeiro vamos identificar os códigos hexadecimais correspondentes para cada tecla do nosso controle remoto e depois definir uma função específica para cada código.

Nesse projeto vamos utilizar o kit controle remoto IR formado pelo dispositivo de controle remoto com teclado e bateria, o módulo receptor infravermelho, um led infravermelho (não utilizado) e jumpers. Obs.: Antes de usar o seu controle remoto, retire a proteção de plástico transparente que fica inserida dentro do suporte da bateria. Após usar, coloque novamente a proteção.

 

Referência:

I03 - Utilizando leds infravermelhos como sistema de alarme - Arduino

Definições

Controle Remoto Infravermelho é um dispositivo utilizado para controlar de forma remota algum componente eletrônico ou aparelho compatível. O controle remoto IR é formado por um dispositivo com teclado e um receptor infravermelho. Quando um dos botões do teclado é pressionado, ocorre a emissão de pulsos luminosos por um led infravermelho. Essa sequência de pulsos luminosos corresponderá a um único número hexadecimal para cada tecla do controle, gerando um código específico. Assim, os equipamentos ou componentes a serem controlados deverão possuir um receptor infravermelho para traduzir essas sequências, identificar qual tecla do controle foi pressionada e gerar uma ação pré-programada correspondente, como ligar ou desligar uma televisão, por exemplo.

Modulação de sinal é uma técnica utilizada para evitar que outras fontes de radiação infravermelha, como a luz natural ou a iluminação por lâmpadas, possam interferir no sinal transmitido entre o controle remoto e o receptor. Para isso existe um modulador dentro do controle remoto que transforma o código hexadecimal correspondente de cada botão em um sinal modulado único dentro da frequência de 38Khz quando pressionado. Esse sinal então é enviado pelo led IR emissor que fica acoplado na extremidade do controle.

Comparação entre informação e informação modulada pelo módulo receptor infravermelho

 Depois, o módulo receptor que recebe esse sinal modulado irá transformá-lo o novamente em um sinal digital, recuperando a informação original e identificando qual tecla foi pressionada. No nosso projeto a identificação será feita pelo Arduino:

 

Led Emissor Infravermelho (IR): Led que emite um sinal IR (infrared ou infravermelho) que pode ser reconhecido por um componente receptor IR. Projetado para emitir sinais infravermelhos em dispositivos remotos e se conectarem em uma placa microcontroladora. A faixa de luz emitida pelo led emissor, cujo comprimento de onda é de aproximadamente 940nm, não é perceptível ao olho humano. O led emissor IR utilizado no nosso projeto já vem acoplado no controle remoto.

Módulo Receptor IR (AX-1838Hs) - Componente eletrônico formado por um fotototransistor e circuito integrado necessário para demodular os pulsos enviados pelo led emissor, transformando-os em um sinal binário. O módulo que utilizaremos também possui um led indicador para avisar quando um sinal está sendo transmitido e recebido corretamente.

Aplicação

Para fins didáticos e projetos onde é necessário acionamento remoto de algum tipo de carga ou envio de informação a partir de teclas pressionadas, como: Controle remoto de lâmpadas (liga/desliga ou até controle de brilho), Acionamento remoto de aparelhos, Controle remoto de alarmes, Controle remoto de câmera fotográfica, Controle remoto de dispositivos móveis, etc.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard

Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 400 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1  

 

Kit Controle Remoto

Controle remoto e módulo receptor IR

1  

- Frequência de Transmissão 38KHz
- Bateria (Controle Remoto) 160mAh
- Ângulo Efetivo 60º
- Alcance Transmissão 8m
- Corrente de Operação 3 á 5mA

Obs.: Pode ser utilizado qualquer kit controle remoto para Arduino

Led Difuso 5mm Led 5mm 6

Utilizar led de qualquer cor

Resistor Resistor 6

 

Resistor de 150Ω ou superior

Arduino UNO R3 Arduino UNO 1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Observação: Você poderá adquirir os componentes acima na loja: Baú da Eletrônica.

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. O Arduino deve estar totalmente desconectado da fonte de energia enquanto você monta o circuito.