Básico - Projeto 100

Criando um OledMeter (VU meter)

Objetivo

O objetivo deste projeto é simular um VU meter analógico no display OLED, capaz de aferir a intensidade sonora do ambiente. Para isso, vamos utilizar o módulo sensor de som que transforma qualquer variação sonora do ambiente em sinais que serão lidos no Arduino. O Arduino ao receber e processar esses sinais, irá controlar a animação exibida no display OLED, conforme as diferentes frequências sonoras que receber.

No projeto utilizamos o módulo KY-038, mas o resultado deverá ser semelhante para qualquer outro tipo de módulo sensor de som. Também utilizaremos no projeto um conjunto de 6 leds, que deverão acender ou apagar de acordo com essas frequências sonoras recebidas e um display OLED SSD1306 via I2C.

Observações:

a) O desenho e o funcionamento do VU meter analógico foram baseados no projeto Analog VU Meter - I2C OLED - OLEDMeter Animation criado por Greg Stievenart.

b) O funcionamento do medidor de volume de áudio com a utilização de leds foi adaptado do projeto Projeto 99 - Como medir a intensidade sonora com módulo sensor de som e Arduino.

Definições

VU meter: Medidor de volume de áudio, conhecido como VU (unidade de volume) ou Indicador de Volume Padrão (SVI) é um dispositivo que exibe a representação gráfica do nível de sinal de áudio captado. O VU meter pode ser utilizado para fins técnicos em equipamentos profissionais de gravação, por exemplo, ou apenas como um dispositivo estético em equipamentos de som. Leia mais em VU Meter – O que é isso?.

Intensidade Sonora: "A intensidade sonora está associada àquilo que nós chamamos de volume de áudio. A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar." A unidade de medida da intensidade sonora ou intensidade do som é o decibel (Fonte: Entenda os conceitos de ondas sonoras: timbre, altura e intensidade e Intensidade do som).

Módulo sensor de som: Módulo eletrônico composto principalmente por um chip comparador de tensão, um potenciômetro (trimpot) e um microfone de eletreto. O sensor deverá identificar a presença e a intensidade do som em um determinado ambiente, variando o estado de sua saída digital ao detectar o som (LOW para HIGH) e ainda detectar a intensidade do som ao usar uma saída analógica. O limite de detecção de saída digital pode ser ajustado pelo potenciômetro (trimpot) que regulará, caso necessário, o nível de sinal sonoro necessário para alterar o estado da saída digital. Veja na ilustração abaixo os principais elementos que compõem um sensor de som, no caso o módulo KY038. Saiba mais sobre módulo sensor de som em Sound Sensor Tutorial for Arduino, ESP8266 and ESP32.

Display OLED (Organic Light-Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz Orgânico): Display gráfico com alto contraste, excelente nitidez, leve e muito econômico, pois como possui luz própria não precisa de backlight utilizado nas telas de LCD ou LED, por exemplo. Outra grande vantagem do display OLED é possibilidade de gerar imagens. Como desvantagens, o display possui uma vida útil menor (entre 10mil e 40mil horas de uso) e não deve ser utilizado em locais úmidos, pois a água danifica facilmente o componente. Para saber mais leia Projeto 90 - Como controlar um Display OLED SSD1306 com Arduino - biblioteca Adafruit. No tutorial você saberá como usar todos os recursos do display OLED SSD1306 via I2C.

Atenção: Não utilize o display em locais molhados ou úmidos, pois a água pode danificar o componente.

Referências

Projeto 90 - Como controlar um Display OLED SSD1306 com Arduino - biblioteca Adafruit

Projeto 91 - Como desenhar imagens bitmap em um Display OLED SSD1306 com Arduino - biblioteca Adafruit

Projeto 94 - Simulando um botão giratório no display OLED - Arduino

Projeto 99 - Como medir a intensidade sonora com módulo sensor de som e Arduino 

Aplicação

Para fins didáticos e projetos para identificar a intensidade sonora do ambiente.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 400 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1    
Módulo Sensor de Som

Módulo Sensor de Som KY-038

 1