Básico - Projeto 38

Controle básico de um display LCD

Objetivo

Neste projeto vamos mostrar como instalar e controlar um display LCD com Arduino. Através da biblioteca de código disponível no IDE, a LiquidCrystal.h, podemos gerar uma lista de recursos de controle de visualização do display. Essa é a biblioteca que vamos utilizar neste projeto.

Display LCD - LCDs (Liquid Crystal Display, ou display de cristal líquido), são displays tipicamente utilizados em calculadoras, mostradores de dados e despertadores digitais. A criação de projetos com base em displays LCD é muito simples, graças a um conjunto prontamente disponível de bibliotecas de código para LCDs. O IDE do Arduino vem com uma biblioteca desse tipo, a LiquidCrystal.h, que tem uma grande lista de recursos.

Resultado de imagem para display lcd pinos soldados

Header file: Em programação de computadores, um arquivo cabeçalho (em inglês: header file) é um arquivo que permite que os programadores separem certos elementos de um código fonte de um programa em arquivos reutilizáveis.

Biblioteca é um conjunto de comandos previamente elaborados e disponíveis em um arquivo header file. Nós podemos criar nossas próprias bibliotecas ou utilizarmos bibliotecas já disponíveis no programa IDE do Arduino.

LiquidCrystal.h é uma biblioteca responsável pelos comandos de controle de um display LCD desenvolvida pelo pessoal da IDE do Arduino. Para conhecer os comandos dessa biblioteca, clique em Comandos display LCD - LiqudidCrystal.

 

Aplicação

Para fins didáticos e projetos com display de cristal líquido.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos

Comprar

1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho

Comprar

1  
Display LCD

Display LCD 16X2 com pinos soldados

Comprar

1

LCD que utilize o controlador HD44780  (veja na descrição ou datasheet do componente)

O display poderá ser de qualquer cor (fundo verde, azul ou vermelho)

Potenciômetro

Potenciômetro 1OK

Comprar


 

1 Resultado de imagem para potenciômetro

O valor do potenciômetro aumenta quando giramos o eixo do componente na direção do polo negativo para o polo positivo.

Obs.: Se não possuir potenciômetro de 10KΩ você poderá utilizar um de outro valor, de 1kΩ até 100kΩ.

Arduino UNO R3 Arduino UNO Original

Comprar

 

Arduino UNO Similar

Comprar


 

1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.


Atenção

1) Neste projeto vamos demonstrar alguns recursos básicos do display LCD 16x2 com arduino, um display muito comum com controlador HD44780, que se adapta aos mais diversos projetos com vários modelos de placas e microcontroladores. Este display possui 16 colunas por 2 linhas com backlight (luz de fundo) verde, azul ou vermelha e tem 16 pinos para a conexão. Atenção: Utilize um display LCD com os pinos soldados.

border:1px solid #000;

2) Preste muita atenção na montagem do dsiplay LCD. Observe que utilizamos os 6 primeiros pinos do LCD, pulamos os 4 próximos e então utilizamos mais 6pinos. Veja a tabela abaixo: