Jogo 5 : Shot game - roleta de leds

Objetivo

Neste projeto vamos criar um jogo simples, divertido e que requer apenas uma pessoa para jogar. O objetivo do jogo é acertar o led verde ou pelo menos um dos leds laranja ou amarelo. Para acertar um led é necessário clicar o botão (push button) no momento em que o led estiver aceso. Cada partida terá 5 jogadas e a pontuação será a soma dos pontos de cada jogada, sendo: led verde = 50 pontos, led laranja = 20 pontos e led amarelo = 10 pontos. A velocidade do jogo também aumenta a cada jogada. Portanto fique ligado e bata o seu recorde!

Aplicação

Para fins didáticos e diversão.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1    
Led Difuso 5mm Led 5mm 9   Utilizar de preferência: 4 leds vermelhos, 2 leds amarelos, 2 leds laranjas e 1 led verde
Resistor Resistor de 150 Ω maior 9   Se precisar usar outros valores, calcule o resistor apropriado para o led ou barra grafica utilizada - Calcular Resistor.
Push Button Push button 6X6X5mm 1    
Capacitor Cerâmico  Capacitor Cerâmico 2nF a 10nF  1  3 Pçs 2.2nf X 2kv Capacitor 222 2200 105°c 2kv Capacitores - R$ 21 ... O capacitor será utilizado para estabilizar a função do botão (push button) no caso de se utilizar interrupção externa. 
Display LCD Display LCD 16X2 com pinos soldados 1

LCD que utilize o controlador HD44780 (veja na descrição ou datasheet do componente)

O display poderá ser de qualquer cor (fundo verde, azul ou vermelho)

Módulo I2C para display LCD  Módulo I2C com CI PCF8574   1 Módulo I2C display LCD Arduino   

O módulo I2C poderá vir separado ou já soldado no display LCD

(datasheet)

Se você não possui um módulo I2C para display LCD, poderá adaptar o projeto para o display LCD sem o adaptador.

Arduino UNO R3 Arduino UNO 1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.


Atenção

1) Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

2) Determinamos o valor do resistor através da tabela prática: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm. Entretanto, o mais correto é sempre verificar o datasheet do fabricante do LED para você ter os exatos valores de tensão e corrente do mesmo - leia Como calcular o resistor adequado para o led. (Obs.: Resistores iguais ou superiores a 150 Ω poderão ser utilizados em LEDs de todas as cores para um circuito com tensão igual ou inferior a 5V).

3) Monte o botão (push button) sem o resistor, pois através da programação vamos habilitar o resistor pull-up interno do arduino. Desta forma, quando o botão estiver pressionado, o Arduino retornará "LOW" ou "0". Veja o tutorial: Como usar push button com Arduino (programação)