Jogo 2 : Jogo das Palavras Embaralhadas

Objetivo

Neste projeto vamos apresentar o "Jogo das Palavras Embaralhadas" onde o Arduino embaralha as palavras ou frases digitadas no computador para que o seu adversário tente adivinhar a palavra correta. Ao clicar no botão (push button) a palavra ou frase que aparece embaralhada no display de LCD é então corrigida automaticamente.

Aplicação

Para fins didáticos.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 415 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1  
Display LCD Display LCD 16 X 2 com pinos soldados 1

LCD que utilize o controlador HD44780 (veja na descrição ou datasheet do componente)

O display poderá ser de qualquer cor (fundo verde, azul ou vermelho)

Potenciômetro Potenciômetro 10K (linear) 1 Resultado de imagem para potenciômetro

O valor do potenciômetro aumenta quando giramos o eixo do componente na direção do polo negativo para o polo positivo.

Obs.: Se não possuir potenciômetro de 10KΩ você poderá utilizar um de outro valor, de 1kΩ até 100kΩ.

Push Button Push button 6X6X5mm 1  
Arduino UNO R3 Arduino UNO 1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.


Atenção

1) Neste projeto vamos utilizar um display LCD 16x2 com controlador HD44780, que se adapta aos mais diversos projetos com vários modelos de placas e microcontroladores. Este display possui 16 colunas por 2 linhas com backlight (luz de fundo) verde, azul ou vermelha e tem 16 pinos para a conexão.

Atenção: Utilize um display LCD com os pinos soldados.