Desafio66 - Realizando interrupção externa no Arduino com push button

Desafio 66 - Projeto 78

Interrupção externar com chave táctil (push button)

Com base no projeto 78 resolva os seguintes desafios:

1. Mantendo a funcionalidade do projeto 78, substitua o sensor de toque por um push button. Faça os testes utilizando os modos RISING, FALLING e CHANGE, descrevendo as diferenças entre eles.

2. Altere o código, substituindo o recurso de interrupção externa do Arduino por um sistema condicional (if / else), mantendo a funcionalidade dos modos RISING, FALLING e CHANGE.

3. Acrescente mais um botão no circuito. Utilizando o recurso de interrupção externa do Arduino, faça com que o botão da esquerda acenda e apague o led laranja. Já o botão da direita faça com que o led se acenda e pisque a cada meio segundo. Teste o circuito com os modos modos RISING, FALLING e CHANGE.

4. Altere o programa, utilizando interrupção externa do Arduino, para que quando pressionarmos o botão esquerdo, a intensidade do brilho do led diminua e ao pressionar o botão direito a intensidade do brilho led aumente.

Dicas e orientações

a) Para o desafio do item 1, use como auxílio o projeto Projeto 02b - Led apaga com push button pressionado (pull-up interno do Arduino)

b) Para o desafio dos itens 2 e 3, use como auxílio os projetos Projeto 02b - Led apaga com push button pressionado (pull-up interno do Arduino)  e Projeto 04b - Push Button como interruptor - liga e desliga (método alternativo ao Projeto04a).

b1. Lembre-se que para ocorrer a interrupção externa do Arduino é necessário que os componentes estejam conectados no pinos específicos do microcontrolador. Veja a imagem abaixo:

c) Para o desafio do item 4 utilize como auxílio o projeto Projeto 14 - Led com efeito dimmer usando potenciômetro que demonstra a utilização do conceito PWM (Pulse Width Modulation) para alterar o brilho do led.

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