Conversão sistema RGB para código Hexadecimal

A cor que é vista no monitor do computador é formada pela mistura das cores vermelho, verde e azul (RGB) com diferentes graus de intensidade. A linguagem HTML possibilita misturar até 256 níveis de intensidade de cada uma destas cores através de um sistema hexadecimal. No quadro abaixo, experimente misturar estas cores com diferentes níveis de intensidade (de 0 a 255) e observe o resultado.

Vermelho (R)
Verde (G)
Azul (B)

código da cor em HTML = " # R R G G B B "

O código da cor em HTML é composto pelo símbolo "#" seguido da intensidade (entre 0 e 255) de cada uma das cores do sistema RGB. A intensidade da cor não é representada na base decimal, mas sim, na base hexadecimal (o que resulta num número de 2 dígitos).

Base Hexadecimal

O nosso sistema de numeração é o decimal; existem 10 símbolos de número: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Na base hexadecimal, existem 16 símbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Desta forma, o dígito "A" vale 10, o dígito "B" vale 11, ... e o dígito "F" vale 15. Para converter um número inteiro da base decimal para a base hexadecimal, siga o seguinte algoritmo:

  • Divida o número sucessivamente por 16.
  • A representação deste número na base hexadecimal será composta pelos restos da divisão, na ordem inversa, onde cada resto é representado pelo respectivo dígito na base hexadecimal.

Veja os exemplos abaixo:

O anúncio abaixo ajuda a manter o Squids Arduino funcionando

Compartilhe:

Doações

Contribua pra manter o site online :)

Inscreva-se no canal Squids

Squids Arduino News

Desafio 86 - Projeto hub009 Piscar led de acordo com o potenciômetro usando millis() Com base no Hub 009 - Piscar led de acordo com o potenciômetro em intervalos de 0.5 a 3 segundos - Arduino r...

Básico - Hub 009 Piscar led no intervalo de 0.5 a 3 segundos conforme potenciômetro   Sugerido por: Jhulio Cesar Objetivo Faça com que um LED pisque em função da posição do potenciômetro, ...

Desafio 85 - Projeto 95 Acionando um motor DC por um sensor de som Com base no Projeto 95 - Usando o sensor de som para acender e apagar um led - Arduino resolva os seguintes desafios: 1. A...

Operador Ternário na programação com Arduino Objetivo Nesta dica vamos mostrar como usar o operador ternário na programação com Arduino. O operador ternário é uma alternativa elegante e compacta...

Básico - Projeto 95 Acender e apagar um led com som Objetivo O objetivo deste projeto é criar um circuito para acender e apagar um led batendo palmas. Para isso, vamos utilizar um módulo sensor...

Outros artigos

Mais: Desafios Básico Dicas de Software Projetos Básicos Circuitos básicos Projetos Intermediários

Você está preparado?

Topo