Compartilhe suas ideias e projetos - Squids Hub

Flexible Layout

Quer compartilhar seu conhecimento? Envie suas experiências, projetos, dicas e artigos que ache interessante compartilhar.

Compartilhe seus projetos...

Compartilhe nossas experiências - Projetos Arduino

http://www.dafont.com/forum/attach/orig/5/4/547383.png

Nossa missão é desenvolver novos conhecimentos e compartilhar experiências em projetos para a plataforma Arduino..

Compartilhe nossos projetos

Resultado de imagem para logo arduino

O que é Arduino

O site da plataforma Arduino o define como:

“O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.

O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP).”

Plataforma de desenvolvimento Arduino

O Arduino é formado por dois componentes principais: Hardware e Software.

O hardware é composto por uma placa de prototipagem na qual são construídos os projetos utilizando-se componentes eletrônicos e sensores.

O software é uma IDE (Integrated Drive Eletronics - Ambiente de Desenvolvimento Integrado), que é executado em um computador onde é feita a programação, conhecida como sketch, na qual será feita upload para a placa Arduino, através de uma comunicação serial. O sketch feito pelo projetista dirá à placa o que deve ser executado durante o seu funcionamento.

A plataforma Ardunio é open-source, ou seja, pode ser reproduzido e usado por todos sem a necessidade de pagamento de royalties ou direitos autorais.

Hardware do Arduino

Existem diversas placas oficiais de Arduino e muitas outras não oficiais.  A seguir é exibida como exemplo a placa Arduino Uno:

Placa Arduino UNO

Resumidamente o hardware é uma placa eletrônica que:

  • Permite o acoplamento de componentes e circuitos externos através de pinos de conexão em posições padronizadas;

  • O projeto da placa é livre, e pode ser facilmente modificado ou adaptado;

  • A placa é programada, ou seja, escrevemos um software que ficará embutido no chip controlador (firmware);

  • A alimentação da placa pode ser feita a partir da porta USB do computador, baterias ou através de um adaptador AC.

  • Para o adaptador AC recomenda-se uma tensão de 7 a 12 volts.

Software do Arduino

O software para programação do Arduino se resume a uma IDE que permite a criação de sketches para a placa Arduino. A linguagem de programação Arduino é um compilador gcc (C e C++) e que usa uma interface gráfica (IDE) escrita em Java e derivada dos projetos Processing e Wiring. Clicando no botão upload da IDE, o código escrito é traduzido para a linguagem C e é transmitido para o compilador gcc, que realiza a conversão dos comandos para uma linguagem que pode ser compreendida pelo microcontrolador.

O Ciclo de programação do Arduino pode ser dividido da seguinte maneira:

  1. Conexão da placa a uma porta USB do computador;

  2. Desenvolvimento de um sketch com comandos para a placa Arduino;

  3. Upload do sketch para a placa, utilizando a comunicação USB.

  4. Aguardar a inicialização, após ocorrerá à execução do sketch criado.

A partir do momento que foi  feito o upload o Arduino não precisa mais do computador: o Arduino executará o sketch criado, desde que seja ligado a uma fonte de energia.

IDE do Arduino

O IDE pode ser baixado gratuitamente no site do Arduino, onde pode ser escolhida a melhor opção de download conforme sistema operacional utilizado.

Obs.: IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um programa de computador que que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de softwares.

Quando se abre o IDE do Arduino, será exibido algo semelhante à figura abaixo:

O IDE é dividido em três partes: A Toolbar no topo, o código ou a Sketch Window no centro, e a janela de mensagens na base, conforme é exibido na figura anterior.

Para configurar o seu IDE pela primeira vez, leia o tutorial: Como conectar o Arduino no seu computador Windows e rodar o seu primeiro programa

Compartilhe:

Doações

Contribua pra manter o site online :)

Anuncie aqui

Inscreva-se no canal Squids

Squids Arduino News

Desafio 86 - Projeto hub009 Piscar led de acordo com o potenciômetro usando millis() Com base no Hub 009 - Piscar led de acordo com o potenciômetro em intervalos de 0.5 a 3 segundos - Arduino r...

Básico - Hub 009 Piscar led no intervalo de 0.5 a 3 segundos conforme potenciômetro   Sugerido por: Jhulio Cesar Objetivo Faça com que um LED pisque em função da posição do potenciômetro, ...

Desafio 85 - Projeto 95 Acionando um motor DC por um sensor de som Com base no Projeto 95 - Usando o sensor de som para acender e apagar um led - Arduino resolva os seguintes desafios: 1. A...

Operador Ternário na programação com Arduino Objetivo Nesta dica vamos mostrar como usar o operador ternário na programação com Arduino. O operador ternário é uma alternativa elegante e compacta...

Básico - Projeto 95 Acender e apagar um led com som Objetivo O objetivo deste projeto é criar um circuito para acender e apagar um led batendo palmas. Para isso, vamos utilizar um módulo sensor...

Outros artigos

Mais: Desafios Básico Dicas de Software Projetos Básicos Circuitos básicos Projetos Intermediários

Você está preparado?

Topo