CB06 - Circuitos eletrônicos básicos

Liga (set) / Desliga (reset) led com 2 botões (modo biestável com CI 555)

Objetivo

Criar um circuito para atribuir duas funções liga e desliga através de dois botões, sendo: um botão para ligar (set) e outro para desligar (reset). Neste circuito os botões servirão como chaves para ligar e desligar um componente eletrônico qualquer. No nosso exemplo vamos utilizar um led que poderá ser ligado ou desligado. É importante salientar que este tipo de circuito configura um multivibrador biestável que opera basicamente como um flip-flop.

Leia também: CB04 - Push button liga / desliga com CI 555 (multivibrador biestável com 1 botão)

Multivibrador biestável: é caracterizado por possuir dois estados estáveis que só se alteram na presença de um impulso de entrada. Para saber mais leia: Multivibradores com CI 555 e assista o vídeo: Multivibradores biestável com CI 555

Flip-flop ou multivibrador biestável é um circuito digital pulsado capaz de servir como uma memória de um bit. Um flip-flop tipicamente inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um sinal de clock, e um sinal de saída, apesar de muitos flip-flops comerciais proverem adicionalmente o complemento do sinal de saída.

Aplicação

Para fins didáticos e projetos eletrônicos.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1  
Led 5mm LEDs 5mm 1

1 LED difuso azul ou de qualquer cor

 

Você poderá utilizar também LEDs de qualquer outra cor ou LEDs de alto brilho de 3 ou 5mm nas cores que desejar.

Tabela de resistores para LEDs de acordo com a fonte de alimentação

Resistor

Resistor

3

1 Resistor de 100Ω - 1/4w (led vermelho)
2 Resistores de 10KΩ - 1/4W (CI555)

Circuito integrado 555

CI 555

1 Imagem relacionada  
Push Button

Push button 6X6X5mm

2  
Fonte ajustável para protoboard

Fonte ajustável

1 https://www.vidadesilicio.com.br/media/catalog/product/cache/2/thumbnail/450x450/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/4/5/450xn_8.jpg

Se você não tiver uma fonte ajustável, utilize pilhas ou bateria como fonte de energia (este projeto pode ser utilizado para tensões entre 5V a 12V)

 

Esquema elétrico

biestavel

Montagem do Circuito - Simulação

1. Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar na fonte de energia.

Obs.: Para o Led azul utilize: 100Ω para fonte de 5V | 330Ω para fonte de 9V | 470Ω para fonte de 12V - Para outros leds e tensões, veja a tabela Tabela de resistores para LEDs de acordo com a fonte de alimentação.

 Atenção:

a) Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

b) Para montar o circuito integrado 555 é importante observar a(s) marcas(s) de referência para a identificação dos pinos de contato. Os pinos deverão ser identificados conforme mostra a imagem abaixo: