I03 - Utilizando leds infravermelhos como sistema de alarme - Arduino
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- angelo
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Intermediário - Projeto 03
Alarme utilizando leds infravermelhos com Arduino
Objetivo
Criar um sistema de alarme através de leds infravermelhos, utilizando um led emissor IR e um led receptor IR (fototransistor). Vamos, portanto, criar uma barreira invisível ao olho nu, através de sinais infravermelhos, que ao serem interrompidos por algum motivo, um som de alarme será emitido por um buzzer ou por um auto-falante controlado pelo Arduino. O alarme após 5 ciclos é desligado automaticamente e poderá ser acionado toda vez que o fototransistor (led emissor) não receber luz infravermelha, ou seja, quando a barreira for interrompida.
Led Emissor Infravermelho (IR): Led que emite um sinal IR (infrared ou infravermelho) que pode ser reconhecido por um componente receptor IR. Projetado para emitir sinais infravermelhos em dispositivos remotos e se conectarem em uma placa microcontroladora. A faixa de luz emitida pelo led emissor, cujo comprimento de onda é de aproximadamente 940nm, não é perceptível ao olho humano.
Led Receptor (IR) - Fototransistor: Componente eletrônico que atua como um fotodiodo, permitindo a passagem de corrente elétrica somente com a presença de luz. O fototransistor é parecido com um transistor tradicional, possuindo 2 terminais sendo um o coletor e o outro o emissor, entretanto, a sua base base é ativada pela incidência de radiação infravermelha e não por um sinal digital.
Aplicação
Para fins didáticos e projetos de alarmes, interruptores, detecção de presença, detecção de obstáculos, contagem de elementos em uma esteira transportadora, controle remoto e sistemas robóticos.
Componentes necessários
Referência |
Componente |
Quantidade |
Imagem |
Observação |
Protoboard | Protoboard 830 pontos | 1 | ![]() |
No mínimo utilizar protoboard com 400 pontos |
Jumpers | Kit cabos ligação macho / macho | 1 | ||
Led emissor IR |
Led emissor IR 3mm ou 5mm |
1 |
–Tensão de operação: 1,2 a 1,4VDC |
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Fototransistor |
Fototransistor 3mm ou 5mm |
1 |
– Tensão de operação: 1,1 a 1,4VDC |
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Display LCD | Display LCD 16X2 | 1 |
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LCD que utilize o controlador HD44780 (veja na descrição ou datasheet do componente) O display poderá ser de qualquer cor (fundo verde, azul ou vermelho) |
Módulo I2C para display LCD |
Módulo I2C com CI PCF8574 (opcional |
1 | ![]() |
O módulo I2C poderá vir separado ou já soldado no display LCD Se você não possui um módulo I2C para display LCD, poderá adaptar o projeto para o display LCD sem o adaptador. |
Led 5mm | Led 5mm | 1 |
1 LED alto brilho ou difuso (qualquer cor) Você poderá utilizar também LEDs de 3 mm na cor que desejar. |
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Resistor | Resistor 150Ω | 2 |
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2 Resistores de 150Ω ou superior (usar no led emissor e no led) |
Resistor | Resistor 10KΩ | 1 |
1 Resistor de 4,7KΩ a 10KΩ (usar no fototransistor)
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Arduino UNO R3 | Arduino UNO | 1 | ![]() |
Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar |
Montagem do Circuito
Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.
Atenção
1. Neste projeto vamos utilizar um display LCD 16x2 com controlador HD44780, que se adapta aos mais diversos projetos com vários modelos de placas e microcontroladores. Este display possui 16 colunas por 2 linhas com backlight (luz de fundo) verde, azul ou vermelha e tem 16 pinos para a conexão. Atenção: Utilize um display LCD com os pinos soldados.
2. Para a montagem do display com adaptador, entenda a estrutura do módulo I2C para display LCD 16x2 / 20X4:
2.1. Na lateral do adaptador encontramos 4 pinos, sendo: 2 pinos para alimentação (Vcc e GND) e 2 pinos para conexão com a interface I2C (SDA e SCL) que deverão estar conectados nos pinos analógicos A4 (SDA) e A5 (SCL) do Arduino Uno ou nos pinos A20 (SDA) e A21 (SCL) do Arduino Mega 2560. Veja a tabela abaixo com onde temos as principais placas Arduino e suas conexões com o I2C.
2.2. Para controlar o contraste do display, utilize o potenciômetro de ajuste de contraste. O jumper lateral, quando utilizado, permite que a luz do fundo (backlight) seja controlada pelo programa ou permaneça apagada.
2.3. A seleção de endereço do adaptador I2C para display LCD, na maioria dos módulos fornecidos no mercado já vêm configurados com o com o endereço 0x27. Se você não sabe qual endereço que o seu módulo I2C e/ou módulo RTC DS3231 está configurado, baixe o seguinte "sketch":
2.3.1 Após instalar e rodar o sketch acima, abra o monitor serial que mostrará qual é o endereço que o seu módulo I2C e o módulo RTC DS3231 está configurado:
2.3.1.1 Nos casos em que módulo I2C estiver configurado com uma faixa de endereços diferente do endereço 0X27 altere a alinha de programação -> LiquidCrystal_I2C lcd(0x27,2,1,0,4,5,6,7,3, POSITIVE); com o endereço correto.
2.5. Para saber mais sobre a montagem e utilização de display LCD com módulo I2C leia: Projeto 48 - Como controlar um display LCD com o módulo I2C.
3. Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.
3.1. Portanto, faça a conexão do Arduino no terminal positivo do led (anodo) e o GND no terminal negativo (catodo).
3.2. Para evitar danos ao led é necessário a inclusão de um resistor no circuito. Como o resistor é um limitador da corrente elétrica, ele poderá estar conectado no anodo (terminal maior) ou no catodo (terminal menor) do led, tanto faz.
4. Determinamos o valor do resistor através da tabela prática: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm. Entretanto, o mais correto é sempre verificar o datasheet do fabricante do LED para você ter os exatos valores de tensão e corrente do mesmo - leia Como calcular o resistor adequado para o led.
4.1. Valores utilizados para nossos projetos: LEDs difusos ou de alto brilho: Vermelho, Laranja e Amarelo: 150 Ω | Led Verde e Azul: 100 Ω
5. O buzzer tem polaridade. Portando, cuidado para não ligar o buzzer invertido. Se você retirar o adesivo superior do buzzzer poderá ver um sinal de positivo (+). Este sinal mostra onde está o pino positivo do componente que deverá estar conectado ao Arduino: