Básico - Projeto 71

Módulo Matriz de Leds 8 X 8 - MAX7219

Objetivo

Mostrar como conectar e utilizar o Módulo Matriz de Leds 8X8 - MAX7219 com o Arduino. Neste projeto veremos como criar e exibir letras, números, símbolos e até frases de forma simples através da biblioteca LedControlMS.h. Com a utilização do módulo MAX7279 junto com a biblioteca LedcontrolMS.h podemos simplificar a programação e as conexões com o Arduino em relação à matriz de leds apenas. Para comparar veja os projetos: Projeto 68 - Usando uma matriz de LEDs 8 X 8 com ArduinoProjeto 69 - Exibindo frases em uma matriz de LEDs 8 X 8 com Arduino - operadores bit a bit Projeto 70 - Exibindo frases com efeito "scroll" em uma matriz de leds - Arduino.

Módulo Matriz de Led 8X8 - MAX7219 - O módulo Matriz de led 8x8 é um módulo que permite controlar displays de led e transmitir informações para o Arduino de uma forma fácil e prática, ocupando poucas portas do microcontrolador (3 portas + VCC e GND). O módulo possuí um circuito integrado MAX7219 projetado para o acionamento de diversos tipos de displays de led, como uma matriz de led 8X8 por exemplo. Utilizando módulos MAX7219 você poderá ligar vários módulos em série (até 8) criando displays de leds de vários tamanhos.

 

Aplicação

Para fins didáticos e projetos com efeitos visuais, exibição de textos, imagens ou números.

Componentes necessários

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1  
Módulo Matriz de led Módulo Matriz de LED 8 X 8 modelo MAX7219  1

Cor emissão do led: vermelha

Circuito Integrado: MAX7219

Tensão de operação: 5V

Qde. de leds: 64 (8X8)

Utilizar cabos macho-femea para conexão

Matriz: modelo 1088AS com organização interna Linhas (catodo comum) | Colunas (anodo comum)

(datasheet)

Poderá ser utilizado qualquer modelo de matriz 8 X 8

Arduino UNO R3 Arduino UNO 1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.