Jogo 3 : Genius - Jogo da Memória

Objetivo

Neste projeto vamos apresentar o "Jogo da Memória" também chamado de "Genius", jogo de grande sucesso na década de 80. O jogo apresenta 4 botões e 4 leds que acenderão em uma sequência aleatória, com sons definidos para cada um dos leds. O jogador deverá clicar nos botões de acordo com a sequência gerada pela Arduino. A cada jogada, a sequência é acrescida de um novo item. Ganha quem conseguir repetir a maior sequência possível. O jogo é limitado a 100 jogadas, mas você poderá aumentar se desejar.

Aplicação

Para fins didáticos.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 830 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1  
Led Difuso 5mm Led 5mm 4 Obs.: Usar de preferência 1 led vermelho, 1 led verde, 1 led azul e 1 led amarelo (cores do jogo Genius original)
Resistor Resistor de 150 Ω maior
4 Se precisar usar outros valores, calcule o resistor apropriado para o led ou barra grafica utilizada - Calcular Resistor.
Push Button Push button 6X6X5mm 4  
Arduino UNO R3 Arduino UNO 1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito - Simulação

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.


Atenção

1) Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

2) Determinamos o valor do resistor através da tabela prática: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm. Entretanto, o mais correto é sempre verificar o datasheet do fabricante do LED para você ter os exatos valores de tensão e corrente do mesmo - leia Como calcular o resistor adequado para o led. (Obs.: Resistores iguais ou superiores a 150 Ω poderão ser utilizados em LEDs de todas as cores para um circuito com tensão igual ou inferior a 5V).

3) O buzzer tem polaridade. Portando, cuidado para não ligar o buzzer invertido. Se você retirar o adesivo superior do buzzzer poderá ver um sinal de positivo (+). Este sinal mostra onde está o pino positivo do componente que deverá estar conectado (neste projeto) a uma porta digital do Arduino e o polo negativo ao GND.

4) Monte o botão (push button) sem o resistor, pois através da programação vamos habilitar o resistor pull-up interno do arduino. Desta forma, quando o botão estiver pressionado, o Arduino retornará "LOW" ou "0". Assista o vídeo Arduino: Botão e Resistor de Pull Up Interno