Jogo 1 : Jogo da Forca

Objetivo

Neste projeto vamos criar o jogo clássico "Jogo da Forca" com leds e um buzzer que toca uma música caso você perca o jogo. Também é possível alterar a palavra oculta e a dicas para ser dada aos jogadores. O jogo é todo apresentado no Monitor Serial do IDE do Arduino.

Obs.: No nosso exemplo utilizamos uma barra gráfica e um led vermelho. Entretanto, você poderá substituir a barra gráfica leds de qualquer cor.

Aplicação

Para fins didáticos.

Componentes necessários

Referência

Componente

Quantidade

Imagem

Observação

Protoboard Protoboard 830 pontos 1 Resultado de imagem para protoboard 830v

No mínimo utilizar protoboard com 415 pontos

Jumpers Kit cabos ligação macho / macho 1  
Buzzer Buzzer ativo 5V 12mm 1 Utilize um buzzer ou um disco piezoelétrico
Barra Gráfica Barra Gráfica de 10 segmentos 1

Utilize barra gráfica de qualquer cor.

Obs.: Você poderá substituir a barra gráfica por 5 leds de qualquer cor.

 

Led Difuso 5mm Led 5mm 1

Obs.: Se substituir a barra gráfica por leds, você precisará de 6 leds de qualquer cor.

Resistor Resistor 2

2 Resistores  150 Ω (1 para o LED vermelho e 1 para a barra gráfica vermelha)

Obs.: Se substituir a barra gráfica por leds, você precisará de 6 resistores de 150 Ω (para leds vermelhos)

Se precisar usar outros valores, calcule o resistor apropriado para o led ou barra grafica utilizada - Calcular Resistor.

Arduino UNO R3 Arduino UNO 1

Você poderá utilizar uma placa Arduino UNO original ou similar

Montagem do Circuito

Conecte os componentes no Protoboard como mostra a figura abaixo. Verifique cuidadosamente os cabos de ligação antes de ligar seu Arduino. Lembre-se que o Arduino deve estar totalmente desconectado da força enquanto você monta o circuito.


Atenção

1) Lembre-se que o LED tem polaridade: O terminal maior tem polaridade positiva e o lado do chanfro tem polaridade negativa.

2) Determinamos o valor do resistor através da tabela prática: Tabela prática de utilização de leds 3mm e 5mm. Entretanto, o mais correto é sempre verificar o datasheet do fabricante do LED para você ter os exatos valores de tensão e corrente do mesmo - leia Como calcular o resistor adequado para o led. (Obs.: Resistores iguais ou superiores a 150 Ω poderão ser utilizados em LEDs de todas as cores para um circuito com tensão igual ou inferior a 5V).

Valores utilizados para nossos projetos: LEDs difusos ou de alto brilho: Vermelho, Laranja e Amarelo: 150 Ω  | Led Verde e Azul: 100 Ω  (No nosso projeto utilizamos um resistor de 150 Ω)

3) A barra gráfica (bargraph) possui polaridade. O lado com chanfro recebe ligação positiva ou negativa dependendo do fabricante. Caso o projeto não funcione, inverta a posição da barra gráfica.

4) Em função do "datasheet" da barra gráfica, calculamos o valor do resistor em 150 ohms (barra gráfica vermelha). Entretanto, por segurança, pode-se utilizar um resistor de 300 ohms para barra gráfica de qualquer cor para que o projeto funcione normalmente sem que o componente seja danificado. Obs.: Geralmente as características de cada segmento de uma barra gráfica é similar as de um led comum.

5) O buzzer tem polaridade. Portando, cuidado para não ligar o buzzer invertido. Se você retirar o adesivo superior do buzzzer poderá ver um sinal de positivo (+). Este sinal mostra onde está o pino positivo do componente que deverá estar conectado ao Arduino (neste projeto) ou a uma porta digital do Arduino e o polo negativo ao GND.