TECNOLOGIA NA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL


por dakol

É notável a influência da tecnologia no cotidiano da sociedade atual. Sem dúvida o bom uso da tecnologia, na maioria dos casos torna as atividades diárias, mais simples e rápidas.

 Diante desse cenário empreender nesta sociedade, se tornou uma ação entrelaçada ao uso das ferramentas tecnológicas. Contudo grande parte das áreas de negócio estão adaptando-se a essa realidade. O mercado de automação industrial é parte fundamental neste processo, visto que o bom uso da tecnologia agrega de forma efetiva e produtiva para as indústrias e seus projetos.

A automação industrial, acima de tudo visa proporcionar soluções inteligentes que melhor atendam o projeto de determinada empresa. Isso inclui criar mecanismos que sejam capazes de produzir o melhor produto com o menor custo. Além de melhorar a produtividade de uma empresa, reduzir os custos de produção e aumentar sua qualidade.

Para que a automação predial ou industrial seja bem-sucedida, é necessário fazer bom uso da tecnologia neste processo. Além disso, possuir experiencia de mercado, recursos avançados e profissionais com conhecimento técnico e prático sobre o assunto; resultam sem dúvida em uma solução de automação industrial inteligente e benéfica em todos os sentidos.

Usar tecnologia no processo de empreendedorismo, na área de automação industrial, sem dúvida alguma trará resultados positivos para a vossa organização.

Por exemplo. O Acesso Remoto a informações e estados de máquinas ou processos é uma necessidade importante a partir do momento que permite reduzir drasticamente o tempo e os custos de deslocamento de técnicos especializados a campo. Ao mesmo tempo, possibilita o monitoramento e supervisão permanente destes processos, garantindo a qualidade, eficiência e contínua operação.

INDÚSTRIA 4.0

FÁBRICAS INTELIGENTES NECESSITAM DE MÁQUINAS INTELIGENTES!

O termo “Smart factory” ou Fábrica Inteligente é um novo conceito organizacional para o gerenciamento moderno de fábricas e corporações baseado na capacidade de comunicação e interfaceamento das máquinas e sistemas na indústria. Os resultados afetam principalmente os consumidores finais destas plantas modernas, uma vez que elas se adaptam rapidamente às suas demandas, produzindo com precisão itens e produtos específicos, ou mesmo alterando-os durante o processo fabril e reduzindo o tempo e processos de trabalho desde a “ideia” até o produto pronto para ser enviado ao cliente.

A INDÚSTRIA 4.0, tem foco em gerar MAIOR EFICIÊNCIA para máquinas e processos fabris, além de EXCELENTE RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO.

Com o intuito de atender os requisitos da Indústria 4.0, as soluções avançadas atuais de aquisição de dados e controle necessitam, não mais apenas realizar as funções de controle local da máquina, mas devem apresentar ainda recursos avançados de comunicação que possibilitem a integração entre estes dois mundos.

Ferramentas como SQL, MQTT, OPC-UA e mesmo WebServer são meios de implementar esta união.

REGISTRO DE DADOS NA INDÚSTRIA 4.0

O Registro de Dados é um item básico em projetos de automação, uma vez que as informações armazenadas dos processos e equipamentos fornecem dados necessários para garantir, entre outros, o cumprimento de normas e a segurança da aplicação. Além disso, os dados da aplicação são fundamentais para otimizar o processo e detectar erros, resultando em redução de custos e ganhos de rendimento.

SEGURANÇA

A Segurança de um projeto abrange várias áreas, como conectividade, registro de dados, estado dos equipamentos e eficiência energética. Garantir a Segurança de um projeto resulta em mais eficiência, redução de custos, menos pausas no processo e aumento da vida útil de equipamentos.

CONTROLE

O Controle das variáveis de processos é fundamental em qualquer área de aplicação, uma vez que garante a estabilidade das condições ideais de operação da máquina ou processo. Isso possibilita ganhos de eficiência energética e de produtividade, além de garantir a qualidade do produto.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A operação de máquinas e processos de forma eficiente do ponto vista da eficiência energética é essencial para a redução de custos. Contudo principalmente em ambientes de elevado consumo. Um bom controle de energia também melhora o rendimento. Além de aumentar a segurança e diminuir o desgaste dos equipamentos.

Seu significado é simples de ser compreendido. Quer dizer: a habilidade de se realizar o mesmo ou até mais com uma quantidade menor de recursos energéticos.

Consequentemente, trabalhar a eficiência energética, tem que estar relacionado a fazer mais com menos.  Mantendo o conforto, a eficiência e a qualidade nesse processo.

Facilitar o controle dos aparelhos eletrônicos de um ambiente é o básico quando se pensa na automação de uma edificação. Ou seja, por trás deste fator está um sistema capaz de garantir maior eficiência energética e a capacidade de economizar recursos. Isto faz com que a cada dia mais espaços. Não só residências, mas também comerciais e industriais, sejam controlados por uma única fonte que supervisiona o rendimento e o estado de cada eletrônico.

Uma estratégia eficiente do ponto de vista energético pode impactar significativamente na operação de instalações promovendo redução de custos operacionais e prolongando a vida útil de equipamentos. Trabalhar esse aspecto com dada atenção é determinante para o resultado final do projeto.

CONECTIVIDADE

A manutenção de uma boa e eficiente conexão entre equipamentos é essencial em qualquer aplicação industrial ou predial, uma vez que garante um fluxo contínuo e confiável de informações, necessários para a eficiência do processo. A conectividade também reduz custos ao diminuir o tempo gasto transportando e traduzindo informações entre terminais.

SUPERVISÃO

A Supervisão de máquinas e processos é parte essencial nas mais diversas aplicações, uma vez que garante o bom funcionamento dos equipamentos, a operação correta de máquinas e o correto andamento de processos. Através do acesso a Relatórios Gerenciais detalhados, a Supervisão possibilita o aumento da segurança de processos e redução significativa de custos.

CONFORTO

O Conforto é um requisito básico em projetos residenciais ou prediais, garantindo, entre outros, o bem-estar dos usuários e moradores da instalação. Em aplicações corporativas, um ambiente confortável tem efeitos positivos na equipe, garantindo a melhora no desempenho e o aumento de produtividade.

VISUALIZAÇÃO

Uma boa e eficiente Visualização do estado dos equipamentos e processos é essencial para qualquer aplicação, permitindo o monitoramento eficiente resultando em maior segurança para o projeto, redução de custos e ganhos de produtividade.

Compartilhe:

Doações

Contribua pra manter o site online :)

Inscreva-se no canal Squids

Você está preparado?

Squids Arduino News

Desafio 82 - Projeto 92 Relógio digital com temperatura, umidade e datas Com base no projeto Projeto 92 - Criando um relógio digital com OLED SSD1306, módulo DS3231 e Arduino resolva os seguin...

Básico - Projeto 92 Criando um relógio digital com Oled SSD1306 - bibliotecas Adafruit Objetivo O objetivo neste projeto é criar um relógio digital usando um display OLED junto com o Real Time ...

Desafio 81 - Projeto I09 Controlando 2 motores com driver L9110s (menu via display LCD) Com base no projeto I09 - Motores DC com Driver Ponte H L9110 e Arduino - Controle de 4 velocidades pelo ...

Intermediário - Projeto 09 Motores DC com driver ponte H L9110s e Arduino - 4 velocidades Objetivo Neste tutorial vamos mostrar como controlar a velocidade de 2 motores CC (corrente contínua) a...

Básico - Hub 008 Usar o módulo display 4 dígitos 74HC595   Sugerido por: Tim Santos Objetivo O objetivo é adaptar o  Projeto 63 - Usando o módulo TM1637 (display 4 dígitos) com Arduino e u...

Outros artigos

Mais: Desafios Projetos Básicos Projetos Intermediários Básico

Topo